Mulheres Com Doenças Reumáticas Devem Planejar Gestação
Toda gravidez exige um planejamento, principalmente, envolvendo mulheres com doenças reumáticas. Em geral, ao ficarem grávidas, costumam chegar aos consultórios com muitas dúvidas, medos e incertezas. Anteriormente, não era recomendado a gestação para essas pacientes, mas, hoje, segundo especialistas, devido ao avanço das tecnologias, a situação mudou.
A Sociedade Brasileira de Reumatologia aponta que os distúrbios nas articulações comprometem o cotidiano de, aproximadamente, 6% dos brasileiros, sendo que elas representam 60% desses casos. Cerca de 60% das mulheres com doenças reumáticas engravidam, de acordo com um levantamento do ambulatório especializado do Hospital das Clínicas da UFPE, em 2019.
Os especialistas reforçam que a gravidez não planejada, em quem tem doença reumática, pode ter dois fatores complicadores. O primeiro é se a doença está em atividade e, os outros, são sobre o uso de medicamentos proibidos durante a gestação. Atualmente, se tem informações suficientes para garantir a segurança da gravidez e quais medicamentos podem ser indicados. Sempre que a gravidez não ocorrer de forma prevista, deve-se consultar um especialista.
*** Indicamos a presidente da Sociedade Mineira de Reumatologia, Mariana Peixoto, para a entrevista sobre planejamento da gravidez entre mulheres com doenças reumáticas.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>