Unidas defende criação de critérios para testagem de Covid-19, evitando colapso do sistema
Diante do crescimento exponencial de novos casos do coronavírus, que levaram a um aumento inesperado na demanda por testes para Covid-19, a UNIDAS (União Nacional das Operadoras de Autogestão em Saúde) vem a público ressaltar a importância de se pensar de maneira coletiva num momento tão delicado. É fundamental que não falte testagem para quem realmente precisa — seja um usuário da saúde suplementar ou do Sistema Único de Saúde (SUS). Pensando na provável falta de insumos e dificuldade de diagnósticos adequados, conforme alerta da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (ABRAMED), defendemos a priorização da testagem para pacientes com sintomas graves e/ou hospitalizados.
Partindo deste posicionamento, estamos atuando junto à Agência Nacional de Saúde Suplementar -ANS, com o objetivo de implementar medidas excepcionais para a demanda atual. Defendemos que sejam firmados critérios para testagem, de maneira a evitar a falta de exames — seja no sistema privado ou público.
Também solicitamos que a ANS altere temporariamente os critérios de autorização para a realização da testagem de Covid. Pedimos ainda que a Agência reveja a aplicação de Notificação de Intermediação Preliminar (NIP) contra operadoras de saúde que não consigam autorizar a realização do exame pela falta de insumos nos laboratórios das redes credenciadas ou pela priorização de casos mais graves.
Ressaltamos: é primordial que os recursos disponíveis sejam usados racionalmente. Para isso, entendemos que a participação do Ministério da Saúde, autoridade máxima do país para o tema, é fundamental na coordenação dos esforços das entidades dos setores público e privado. Mais do que nunca, este é um momento de atuar de maneira conjunta e integrada em prol da saúde de todos os brasileiros. Precisamos trabalhar juntos para superar mais este momento. Unidos faremos a diferença, vamos vencer o coronavírus.
São Paulo, 17 de janeiro de 2022
UNIDAS – União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde
Sobre a UNIDAS - A UNIDAS - União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde é uma entidade associativa sem fins lucrativos, representante das operadoras de autogestão do Brasil, segmento da saúde suplementar em que a própria instituição é a responsável pela administração do plano de assistência à saúde oferecido aos seus empregados, servidores ou associados e respectivos dependentes. Atualmente, a UNIDAS congrega cerca de 4 milhões de vidas e mais de 100 filiadas nos Estados e no Distrito Federal.
Ciente do seu compromisso de discutir a saúde suplementar, a entidade tem como objetivo fortalecer a competitividade das autogestões, levar soluções e conhecimento para as instituições e atuar permanentemente junto às agências reguladoras – Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ao Ministério da Saúde, ao Congresso Nacional, dentre outras instâncias governamentais. Anualmente, dois grandes eventos são promovidos – o seminário e o congresso, ambos com intuito de difundir conhecimento e promover a troca de informações e incentivar o debate sobre gestão de saúde.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Itens relacionados::
- Especialista defende que Brasil desenvolva vacina nacional contra a Covid-19
- Otimizar a jornada do cliente é o diferencial no pós-pandemia da COVID-19
- Médico fala sobre a covid-19 e suas alterações como doença prolongada
- Pandemia de Covid-19 causa retrocesso no combate à tuberculose no Brasil
- Durante a COVID-19 cresce o uso de ferramentas digitais
- LafargeHolcim investe cerca de R$ 50 milhões em ações preventivas e de controle à Covid-19
- Covid-19: esclareça os principais pontos para quem quer viajar neste momento
- Como Imbituba se tornou referência no combate à covid-19
- Estudos do mundo real comprovam: três doses de CoronaVac garantem proteção elevada em idosos e imunossuprimidos
- Operadoras enviaram no ano passado quase 763 milhões de SMS com alertas de risco de desastres naturais e sobre Covid-19
- Como diferenciar os sintomas da gripe e da Covid-19?
- Cajamar chega à marca de 85% das crianças de 5 a 11 anos vacinadas contra a Covid-19
Adicionar comentário