Manole lança 2ª edição do Manual da Residência em Cardiologia
Revisada e escrita por lideranças do InCor, nova edição contém capítulo sobre as complicações cardiovasculares causadas pela COVID-19.
As doenças cardiovasculares são as que mais crescem no mundo e o diagnóstico prévio permite desde a adoção de medidas preventivas até o tratamento de alta complexidade. Com o lançamento da segunda edição do Manual da Residência em Cardiologia, da Manole, estudantes de medicina que optaram pela especialidade têm a oportunidade de obter o conhecimento que é reflexo de um programa de pós-graduação em residência médica de excelência na maior instituição de Cardiologia da América Latina, a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP, reconhecida internacionalmente e dedicada à assistência, ensino e pesquisa.
O novo livro chega revisado e atualizado, com 140 capítulos divididos em 16 seções, com destaque para a inclusão de seis capítulos com novos conceitos e procedimentos resultantes de inovações da especialidade. Pós-operatório de TAVI e procedimentos valvares percutâneos, suporte circulatório mecânico, angina refratária e canalopatias e outras arritmias genéticas contêm conceitos atualizados, importantes para o diagnóstico e tratamento de diversas doenças cardíacas.
O capítulo “COVID-19 e doenças cardiovasculares” fala sobre miocardite, pericardite, insuficiência cardíaca, tromboembolismo pulmonar e cor pulmonale como complicações agudas diretas da doença provocada pelo novo coronavírus e ainda sobre intercorrências relacionadas a alguns tipos de vacinas. “Ao longo da pandemia, o cardiologista, por sua formação mais ampla e polivalente, no pronto-socorro e nas unidades de terapia intensiva, além da experiência no manejo de instabilidade hemodinâmica, tornou-se membro importante no tratamento dos casos mais graves da COVID-19”, ressalta Bruno Caramelli, um dos editores da obra. Já o capítulo “Cuidados paliativos na insuficiência cardíaca terminal” resgata o que há de mais humano na cardiologia.
O conteúdo de Manual da Residência em Cardiologia é exposto de maneira prática e objetiva, dividido em tópicos, com tabelas e fluxogramas para facilitar o aprendizado e a consulta. “Trata-se de leitura e material de consulta obrigatória para todos, atuais e ex-residentes de cardiologia e de outras áreas relacionadas que envolvam doenças cardiovasculares”, afirma Caramelli.
Editores
Alexandre de Matos Soeiro é médico assistente da Unidade de Emergência do InCor-HCFMUSP e médico coordenador da Unidade Cardiológica Intensiva – BP Mirante.
Tatiana de Carvalho Andreucci Torres Leal é médica cardiologista assistente da Unidade Clínica de Emergência do InCor-HCFMUSP.
Tarso Augusto Duenhas Accorsi é doutor em Ciências e coordenador no Ambulatório da Unidade Clínica de Valvopatias do InCor-HCFMUSP.
Danielle Menosi Gualandro é doutora em cardiologia e médica assistente da Unidade Clínica de Medicina Interdisciplinar em Cardiologia do InCor-HCFMUSP.
Múcio Tavares de Oliveira Jr. é diretor do Centro de Infusão e Hospital Dia do InCor-HCFMUSP.
Bruno Caramelli é professor associado ao Departamento de Cardiopneumologia da FMUSP e diretor da Unidade Clínica de Medicina Interdisciplinar em Cardiologia do InCor-HCFMUSP.
Roberto Kalil Filho é professor titular da Disciplina de Cardiologia do Departamento de Cardiopneumologia da FMUSP, diretor geral do Centro de Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês, diretor da Divisão de Cardiologia Clínica e presidente da Comissão Científica e do Conselho Diretor do InCor-HCFMUSP.
Manual da Residência em Cardiologia ISBN: 9786555762877 Editores Alexandre de Matos Soeiro Tatiana de Carvalho Andreucci Torres Leal Tarso Augusto Duenhas Accorsi Danielle Menosi Gualandro Múcio Tavares de Oliveira Jr. Bruno Caramelli Roberto Kalil Filho
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Itens relacionados::
- Especialista defende que Brasil desenvolva vacina nacional contra a Covid-19
- Otimizar a jornada do cliente é o diferencial no pós-pandemia da COVID-19
- Médico fala sobre a covid-19 e suas alterações como doença prolongada
- Pandemia de Covid-19 causa retrocesso no combate à tuberculose no Brasil
- Durante a COVID-19 cresce o uso de ferramentas digitais
- LafargeHolcim investe cerca de R$ 50 milhões em ações preventivas e de controle à Covid-19
- Covid-19: esclareça os principais pontos para quem quer viajar neste momento
- Como Imbituba se tornou referência no combate à covid-19
- Estudos do mundo real comprovam: três doses de CoronaVac garantem proteção elevada em idosos e imunossuprimidos
- Operadoras enviaram no ano passado quase 763 milhões de SMS com alertas de risco de desastres naturais e sobre Covid-19
- Como diferenciar os sintomas da gripe e da Covid-19?
- Cajamar chega à marca de 85% das crianças de 5 a 11 anos vacinadas contra a Covid-19
Adicionar comentário