Estudo indica que tocilizumab e o sarilumab são opções terapêuticas para o tratamento de pacientes internados por Covid-19
Associação com corticoides pode potencializar os benefícios do tratamento se comparado com a administração isolada dos antagonistas de interleucina 6
Uma metanálise liderada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e publicada hoje no Journal of the American Medical Association (Jama), reuniu mais de 20 estudos ao redor do planeta para estabelecer consenso sobre a utilização de antagonistas da interleucina 6 no tratamento de pacientes com Covid-19. O estudo avaliou cerca de 11.000 pacientes e comparou a utilização dos medicamentos tocilizumab ou sarilumab com o tratamento padrão ou placebo e avaliou a mortalidade em 28 dias, na comparação entre os grupos.
Criado em novembro de 2020, o grupo de trabalho capitaneado pela OMS contou com líderes dos estudos selecionados pela organização, muitos deles com resultados discordantes entre si, para elaborar uma diretriz única, contribuindo para o enfrentamento da Covid-19 em todo o mundo. A interleucina 6 é uma substância que o organismo libera, causando grande resposta inflamatória. Os antagonistas de interleucina 6 são usados para inibir essa resposta inflamatória exacerbada que pode estar presente em pacientes com Covid-19.
Denominado Association Between Administration of Interleukin-6 Antagonists and Mortality Among Hospitalized Patients with Covid-19: A Meta-analysis, o artigo publicado hoje no Jama traz a análise de 27 estudos prévios, dentre eles o Coalizão VI/Tocibras, um dos estudos da Coalizão Covid-19 Brasil, da qual a BP faz parte, e que foi capitaneado pela médica Viviane Cordeiro Veiga, intensivista e cardiologista da BP.
A média de idade dos pacientes foi de 61 anos, sendo 33% de mulheres. Houve 1.407 mortes entre os 6.449 pacientes que utilizaram os antagonistas da interleucina 6 versus 1.158 mortes entre os 4.481 pacientes que receberam tratamento padrão ou placebo (OR = 0,86). Infecções secundárias em 28 dias ocorreram em 21,9% dos pacientes que receberam antagonistas da interleucina 6 versus 18.7% dos pacientes que receberam tratamento padrão ou placebo (OR = 0,99). O estudo concluiu que houve redução da mortalidade em 28 dias nos pacientes que receberam os medicamentos.
Sobre a BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo
Reconhecida pela revista Newsweek como uma das melhores instituições de saúde do mundo, a BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo é um hub de saúde privado que compõe o grupo de 6 instituições de excelência brasileiras reconhecidas pelo Ministério da Saúde e integra o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), realizando projetos de educação, pesquisa, avaliação de tecnologias, gestão e de assistência especializada voltados ao fortalecimento e à qualificação do SUS em todo o País. São mais de 7.000 colaboradores e 4.000 médicos atuando em 3 endereços na cidade de São Paulo, nos bairros de Bela Vista (2 unidades) e Jardim América.
Os serviços da BP são oferecidos por meio de 4 marcas de serviços hospitalares com foco em alta complexidade e que atendem diferentes segmentos de clientes, e 3 marcas que contemplam serviços de medicina diagnóstica, consultas médicas e atendimentos ambulatoriais e educação e pesquisa. São elas: Hospital BP, referência em casos de alta complexidade, pronto-socorro geral e corpo clínico especializado para clientes de planos de saúde e particulares; pelo BP Mirante, hospital que oferece um corpo clínico renomado, pronto atendimento privativo, hotelaria personalizada e cuidado intimista para clientes particulares e de planos de saúde premium; pelo BP Essencial, hospital que tem foco na qualidade assistencial e oferece acomodações compartilhadas para clientes de planos de saúde básicos e particulares; pelo BP Hospital Filantrópico, que oferece cuidado humanizado e eficaz para clientes regulados pelo Sistema Único de Saúde (SUS); pela BP Medicina Diagnóstica, um completo e atualizado centro de diagnósticos e de terapias, que oferece exames laboratoriais, de imagem, métodos gráficos e de todas as outras especialidades diagnósticas; pelo BP Vital, uma rede de clínicas de diversas especialidades médicas integrada aos demais serviços da BP para cuidar da saúde dos clientes e estimular conversas preventivas sobre a saúde; e pela BP Educação e Pesquisa, tradicional formadora de profissionais de saúde que capacita profissionais por meio de cursos técnicos e de pós-graduação, residência médica, eventos científicos e é responsável por gerenciar mais de 100 estudos e pesquisas na área da saúde com o intuito de contribuir para a evolução da Medicina no País.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>