Dia Nacional da Imunização: especialista alerta população para manter calendário vacinal atualizado
Infectologista do curso de Medicina da Unicid, Dr. Renato Grinbaum, reforça a importância da imunização de doenças que podem agravar a Covid-19
Hoje, 9 de junho, é comemorado o Dia Nacional da Imunização, data que foi estabelecida para conscientizar a população sobre a importância da vacinação. Esta é uma maneira eficaz de combater doenças como o coronavírus, caxumba, sarampo, gripe, entre outras, evitando também a mortalidade.
No Brasil, existe um Calendário Nacional de Vacinações, instituído por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde. Este serve como uma norma de vacinação para crianças e adultos, segui-lo significa proteção e cuidado para si mesmo e ao próximo.
O infectologista Dr. Renato Grinbaum e docente do curso de Medicina da Universidade Cidade de S. Paulo (Unicid), instituição que integra a Cruzeiro do Sul Educacional, reforça que a data serve para relembrarmos sobre a importância de mantermos o calendário vacinal atualizado para evitar contaminações como um todo, ou por precaução para que algumas doenças não se agravem e ocorram concomitantemente com a Covid-19, como a pneumonia bacteriana ou a influenza, e que já possuem vacinação geral disponível à população.
“A imunização é uma das ferramentas da ciência que mais contribuíram para diminuir a mortalidade, aumentar a longevidade e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Doenças como a varíola foram erradicadas e outras como a poliomielite quase desapareceram do cenário mundial. Vacinas são saúde, comprovadamente seguras e eficazes”, afirma o docente.
O médico da Unicid também aponta que para evitar a queda dos números de vacinações deve ser feito o estímulo por parte das autoridades, e também desmistificação das campanhas feitas contra a imunização.
Como funcionam as vacinas?
As vacinas são utilizadas para induzir a imunização contra vírus e bactérias, já que elas estimulam a produção de defesas contra agentes nocivos. O organismo produz anticorpos necessários e cria células de memória produtoras que permanecem vivas evitando contaminações.
“Dessa forma, se o vacinado for exposto novamente ao vírus ou bactéria causadores da doença, a resposta do anticorpo será muito mais rápida, protegendo a pessoa. Em outros casos, a imunização diminui os sintomas, como as vacinas desenvolvidas contra o coronavírus”, explica o Dr. Renato Grinbaum.
Por fim, o especialista finaliza ressaltando, que diante da maior importância dada às vacinas no cenário de pandemia do coronavírus, vale relembrarmos a relevância de seguirmos o calendário vacinal como um todo para prevenção de doenças.
Dr. Renato Grinbaum - Renato atua como médico infectologista. Doutorado em Clínica Médica. Atualmente é Professor da Universidade Cidade de São Paulo. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Clínica Médica, atuando principalmente em: residência, infectologia, infecção hospitalar e antimicrobianos.
UNICID - unicid.edu.br
Campus Pinheiros - Tel: (11) 3030-4000, Rua Butantã, 285, São Paulo, CEP: 05424-140
Campus Tatuapé – Tel: (11) 2178-1200, Rua Cesário Galeno, 448/475, São Paulo, CEP: 03071-000
Telefone: 3003-1189 para capitais e regiões metropolitanas e 0800 721 5844 para demais localidades
Sobre a Unicid - Fundada em 1972, a Universidade Cidade de São Paulo – Unicid é referência na formação de profissionais da área da saúde, com cursos tradicionais e pioneiros na região como Fisioterapia, Odontologia, Enfermagem e Medicina. Além disso, reúne cursos respeitados em diversas áreas do conhecimento e possui mais de 70 mil alunos na graduação, pós-graduação lato e stricto sensu, presenciais e a distância, cursos de extensão e programas de parcerias no Brasil e no exterior. Integra o grupo Cruzeiro do Sul Educacional, um dos mais representativos do País, que reúne instituições academicamente relevantes e marcas reconhecidas em seus respectivos mercados, como Universidade Cruzeiro do Sul e Universidade Cidade de São Paulo – Unicid (São Paulo/SP), Universidade de Franca - Unifran (Franca/SP), Centro Universitário do Distrito Federal - UDF (Brasília/DF, Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio - Ceunsp (Itu e Salto/SP), Faculdade São Sebastião – FASS (São Sebastião/SP), Centro Universitário Módulo (Caraguatatuba/SP), Centro Universitário Cesuca (Cachoeirinha/RS), Centro Universitário da Serra Gaúcha - FSG (Bento Gonçalves e Caxias do Sul/RS), Centro Universitário de João Pessoa – Unipê (João Pessoa/PB), Centro Universitário Braz Cubas (Mogi das Cruzes/SP) e Universidade Positivo (Curitiba, Londrina e Ponta Grossa /PR), além de colégios de educação básica e ensino técnico.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>