Doenças respiratórias em crianças podem ter diagnóstico em 24h e descartar a Covid-19
Em um mundo que convive com a pandemia de COVID-19, nunca foi tão importante vacinar contra um vírus mais simples, o da gripe, especialmente o público infantil. Esse ano, o período de sintomas gripais nas crianças começou mais cedo, mas um exame de resultado rápido (em torno de 24 horas) detecta 19 vírus causadores de síndromes respiratórias agudas. Dessa forma, é possível avaliar pacientes com quadros clínicos graves e, em muitos casos, descartar a infecção por COVID-19.
DADOS:
O último Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde mostra que, neste ano, até 1º de março, mais de 10 mil crianças (até 5 anos) foram hospitalizadas com Síndromes Respiratórias Agudas. Dessas, apenas 1.208 foram diagnosticados como Covid-19, 630 tiverem diagnóstico do outros vírus respiratórios causador de infeção e quase 5 mil crianças ficaram sem diagnóstico certo.
O período de doenças respiratórias pode estar relacionada com o aumento de internações de crianças com suspeita ou confirmação de infecção pelo novo coronavírus.
FONTE:
Para falar sobre a importância da vacinação de gripe nas crianças e sobre como outras doenças respiratórias podem acometer crianças com mais gravidade que a COVID-19, a infectologista Melissa Valentini e o epidemiologista José Geraldo, ambos do Grupo Pardini, um dos principais laboratórios do país, estão à disposição para entrevistas.
Sobre o Grupo Pardini
Aos 61 anos, o Grupo Pardini é um dos maiores no setor de Medicina Diagnóstica e Personalizada do Brasil. Além das 124 unidades próprias (76 em Minas Gerais, 5 em São Paulo, 13 no Rio de Janeiro e 30 em Goiânia), é referência no serviço de Apoio Laboratorial para mais de 6 mil clientes (laboratórios e hospitais) localizados em 2 mil cidades espalhadas pelo país. Toda essa estrutura permite oferecer mais de 8 mil tipos de exames e a expertise nas áreas de análises clínicas, diagnóstico por imagem, genética molecular, testes oncológicos de alta complexidade, medicina nuclear, medicina personalizada e patologia cirúrgica. A companhia tem investido constantemente na ampliação e especialização da sua capacidade técnica, produtiva e científica, com o propósito de democratizar o acesso aos exames mais complexos e promover bem-estar e saúde dos brasileiros. O Grupo é pioneiro na montagem de uma planta produtiva de automação laboratorial, inclusive para exames RT-PCR (metodologia padrão para o diagnóstico da Covid-19) com capacidade para 20 mil testes por dia.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>