A importância psicológica em entender e respeitar a vacinação
Estamos passando pela segunda onda do Covid-19, nesse momento o vírus está mais viral e avassalador do que na primeira fase, devido a transmissão ser mais rápida. Ter essa tomada de consciência é o primeiro passo para ter a devida atenção e responsabilidade social!
Após sermos vacinados só estaremos imunes aproximadamente 30 dias depois da segunda dose. Enquanto isso, o nosso organismo se encarrega na produção de anticorpos contra o vírus, esses anticorpos são ativados, pela aplicação do antígeno (que é toda a substância estranha ao corpo que desencadeia a produção de anticorpos, como a vacina por exemplo).
“Os cuidados físicos e psicológicos devem estar alinhados no sentido em se ter a consciência de que para a pessoa estar imunizada demandará uma certa espera. Controlar a ansiedade, como a impulsão em sair desprovido dos cuidados é essencial”, enfatiza o psicólogo Alexander Bez, especialista em ansiedade e síndrome do pânico.
Segundo o especialista, a responsabilidade psicológica da compreensão desse processo, se aprofunda no sentido em que se não soubermos respeitar esse período de fabricação de anticorpos, como também não aguardar as doses da vacina, podemos criar condições que desencadeiem outra linhagem do vírus mais letal, agressiva e com uma resistência maior aos nossos anticorpos, o que faria a ciência e a busca pela cura retornarem a escala zero. Demandando outro estudo dessa virologia, e assim aumentando ainda mais o tempo da imunização.
Alexander Bez (Psicólogo) - Especialista em Relacionamentos pela Universidade de Miami (UM); Especialista em Ansiedade e Síndrome do Pânico pela Universidade da Califórnia (UCLA). Atua na profissão há mais 20 anos.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>