Brasil,

Em ação com a ONU, pesquisador de vacina contra a COVID-19 tira dúvidas do público no Tiktok

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Caroline Borges
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

André Báfica agora integra a Equipe Halo, ação global que aproxima as pessoas da ciência por meio de vídeos com linguagem acessível

O cientista e médico André Báfica é o novo integrante da Equipe Halo (Team Halo em inglês). O projeto, que tem apoio do Verificado, iniciativa global da ONU, e Vaccine Confidence Project, conta com um time de profissionais ao redor do mundo. Eles participam de pesquisas voltadas a vacinas contra o novo coronavírus e aceitaram o desafio de falar de ciência de uma forma simples por meio de vídeos no TikTok. Acesse o site oficial da ação aqui.

Após o convite para participar do projeto, Báfica deixou a timidez de lado para um bem maior. De forma voluntária, ele e outros pesquisadores gravam vídeos mostrando o dia a dia no laboratório, tiram dúvidas dos internautas e desmistificam informações incorretas. “Estou me familiarizando aos poucos com os conteúdos no TikTok e confesso que sou um pouco tímido em frente à câmera. Por outro lado, percebi o quanto educadores de ciência precisam ocupar os espaços e levar informação confiável não-autoritária para todos os públicos. A minha meta é que as pessoas possam por si mesmas compreender temas importantes, como a segurança e a eficácia das vacinas”, comenta.

Diretor Regional Sul da Sociedade Brasileira de Imunologia, ele promove novas estratégias para a cura da COVID-19 ao lado de sua equipe: “Nós estamos desenvolvendo uma vacina contra o vírus, que tem como base a BCG, uma vacina centenária contra a tuberculose. Vamos aproveitar toda a sua segurança e maneiras de produção para testar se ela funciona como vetor contra a doença. Estamos aumentando a produção para realizar os testes iniciais”.

O time de pesquisadores brasileiros, também chamados de “guias” dentro do projeto, conta com seis participantes até o momento, incluindo André Báfica. Completam a equipe Wasim Syed, Jaqueline Goes de Jesus, Natalia Pasternak, Gustavo Cabral de Miranda e Rômulo Neris. Novos nomes serão anunciados em breve.

Melissa Fleming, subsecretária-geral de Comunicação Global da ONU, conta que a desinformação minou a confiança do público nas vacinas. “A #EquipeHalo pretende recuperar essa confiança. São pessoas incríveis fazendo a ciência ser parte de uma colaboração global. Devemos comemorar o fato de estes profissionais nos ajudarem a colocar um fim nesta terrível pandemia”, declara. A ação ainda conta com o apoio do Verificado, outra iniciativa global da ONU, Vaccine Confidence Project e GAVI - Aliança das Vacinas.

Biografias:

André Báfica

(Perfil no TikTok)

O pesquisador André Báfica coordena a Rede IMUNOVIDa, que tem o intuito de promover novas estratégias para o desenvolvimento da vacina contra o novo Coronavírus. Ele atua como Professor Associado de Imunologia da Universidade Federal de Santa Catarina e Diretor Regional Sul da Sociedade Brasileira de Imunologia, onde lidera inúmeros projetos inovadores e um grupo de pesquisa voltado à compreensão de mecanismos envolvidos na patogênese de importantes doenças brasileiras, como a tuberculose. O estudo conta com o financiamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de São Paulo (FAPESP), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Báfica é formado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, PhD em Patologia Humana pela Fundação Oswaldo Cruz (CPqGM) e pós-doutorado em Imunologia no National Institutes of Health/USA. Foi membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências e Membro diretor do Programa Jovens Lideranças Médicas da Academia Nacional de Medicina. Ainda conquistou importantes prêmios internacionais, como o IAMP Young Physician Leader for 2012 e o Early Career Scientist Competition do Howard Hughes Medical Institutes. Currículo Lattes

Wasim Syed

(Perfil no TikTok)

O pesquisador Wasim A. P. Syed desenvolve projetos de combate às fake news, especialmente, da COVID-19 e vacinas, e é autor dos guias “Fake News e Como Identificá-las” (bit.ly/covidfakemanual) e “Fake News e Vacinas” (bit.ly/provaxinterativo). Syed é aluno de graduação em Farmácia pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, e divulgador científico pelo Vidya Academics e União Pró-Vacina. Também é bolsista de Iniciação Científica pelo CNPq e estuda a proteína TMPRSS2 humana, envolvida no processo de infecção pelo vírus SARS-CoV-2. Além disso, é membro do Grupo de Bioinformática da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, onde desenvolve projetos na área de bioinformática estrutural.

Jaqueline Goes de Jesus

(Perfil no TikTok)

Jaqueline Goes de Jesus é uma das responsáveis pelo sequenciamento genético do novo coronavírus dos primeiros casos de COVID-19 na América Latina. Atualmente, é pesquisadora bolsista FAPESP, em nível de pós-doutorado, no Instituto de Medicina Tropical de São Paulo - Universidade de São Paulo (IMT-USP), no âmbito do CADDE - Brazil-UK Centre for Arbovirus Discovery, Diagnosis, Genomics and Epidemiology (http://caddecentre.org). Também desenvolve pesquisas na área de arboviroses emergentes.

A cientista é graduada em Biomedicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, mestre em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa (PgBSMI) pelo Instituto de Pesquisas Gonçalo Moniz - Fundação Oswaldo Cruz (IGM-FIOCRUZ) e Doutora em Patologia Humana pela Universidade Federal da Bahia em ampla associação com o IGM-FIOCRUZ. Currículo Lattes

Natalia Pasternak

(Perfil no TikTok)

Natalia Pasternak atua como pesquisadora visitante do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo, no Laboratório de Desenvolvimento de Vacinas (LDV). É membro da Science Teaching Fellows Alumni Community da American Society for Microbiology, editora da revista “Questão de Ciência” e diretora presidente do Instituto Questão de Ciência (www.iqc.org.br), a primeira instituição brasileira para promoção de pensamento crítico e políticas públicas baseadas em evidências científicas. É colunista do jornal O Globo, das revistas The Skeptic (Reino Unido) e Veja Saúde e autora do livro “Ciência no Cotidiano”, da editora Contexto.

Ela é formada em ciências biológicas pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP) e tem PhD com pós-doutorado em Microbiologia, na área de Genética Molecular de Bactérias pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP). Foi diretora no Brasil do Festival Internacional de Divulgação Científica Pint of Science - Um Brinde à Ciência, coordenando palestras em 85 cidades. Currículo Lattes

Gustavo Cabral de Miranda

(Perfil no TikTok)

Cientista/Pesquisador na FAPESP, Gustavo lidera a pesquisa de desenvolvimento de vacinas contra o coronavírus gerador da COVID-19, assim como vacinas para chikungunya e zika vírus, no Departamento de Imunologia do Instituto de Ciências Biomédicas da USP. A estratégia de pesquisa para produção das vacinas é baseada no uso de “partículas semelhantes a vírus” (VLPs, na sigla em inglês), tema de seus pós-doutorados no Instituto Jenner (Universidade de Oxford), na Inglaterra, e no Hospital Universitário Inselspital (Universidade de Berna), na Suíça. O pesquisador saiu do pequeno povoado de Creguenhém, no município de Tucanos (BA), para estudar ciências biológicas na Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

Graças a bolsas de investimento à pesquisa, conseguiu também concluir o mestrado em Imunologia na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e o doutorado no Departamento de Imunologia do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB-IV) da Universidade de São Paulo (USP). Gustavo fez também um doutorado sanduíche na unidade de investigação Biomark, Sensor Research, do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), em Portugal. Currículo Lattes

Rômulo Neris

(Perfil no TikTok)

Rômulo Neris é biofísico, mestre em ciências (Microbiologia), pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e doutorando em Imunologia e Infecção na mesma instituição. O biofísico estuda vírus desde 2010 e sua especialidade é entender como o nosso sistema imune se comporta durante as infecções virais. Ele estava em período sanduíche na University of California-Davis e retornou ao Brasil durante a pandemia para estudar o novo coronavírus. Parte de sua pesquisa é financiada pela organização americana Dimensions Sciences.

Seu projeto busca entender quais são os mecanismos que fazem com que o nosso corpo desenvolva imunidade contra o Sars-CoV-2 (nome do novo coronavírus que provoca a COVID-19) e porque algumas pessoas têm complicações enquanto outras só desenvolvem sintomas leves da doença. Desde o início da pandemia, tem sido consultor de diversos veículos de mídia sobre infecção pelo vírus e imunidade, tratamentos e vacinas contra a COVID-19. Currículo Lattes


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar