Novo Normal - Empresas usam tecnologia para conter a COVID-19
Programa utiliza estratégias de monitoramento e diagnóstico precoce no retorno de colaboradores ao trabalho
App, QR Code, equipamentos, teleconsultas, testagem e muita tecnologia para garantir a segurança de colaboradores para retornarem ao trabalho. A Brasil Medicina Ocupacional lançou o programa Covid Care Brasil, destinado a empresas que possuem ou pretendem a retomada de funcionários em trabalho presencial durante a pandemia. Os trabalhos estão sendo realizados por enquanto nas cidades de São Paulo e Jundiaí, mas o objetivo é estender por todo o país.
Luciana Yuri Mizutani, coordenadora do programa, explica que não se aplica a profissionais de saúde, que possuem normas próprias, mas para setores administrativos. O objetivo é reduzir a possibilidade de disseminação do novo coronavírus no ambiente de trabalho. A triagem procura evitar o contato de casos suspeitos sintomáticos de COVID-19 com os demais funcionários na empresa.
A base do programa é a triagem diária de sintomas, recomendada tanto pelo protocolo do Plano São Paulo quanto pela Portaria Conjunta SEPRT/MS nº 20/2020, do Ministério da Saúde e da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia. Mizutani afirma que os colaboradores respondem uma triagem de sintomas no aplicativo do programa antes de saírem de casa para trabalhar.
Segundo ela, se o quadro não for sugestivo de COVID-19, o funcionário recebe um QR code para ser apresentado na portaria da empresa. “Lá alguém poderá validar o QR code do funcionário e também anotar a sua temperatura no aplicativo.” Se o quadro for sugestivo de COVID-19, o colaborador é orientado a não se dirigir ao local de trabalho e a marcar uma teleconsulta pelo app. A partir daí podem ser solicitados exames para averiguar a suspeita de COVID-19 .O programa conta ainda com serviços opcionais como testagem em massa e retestagem periódica dos funcionários.
A gerente comercial salienta que a triagem visa tentar identificar o mais precocemente possível os casos sintomáticos. Entretanto, há casos assintomáticos da doença, para os quais a testagem seria uma forma de identificação.
O valor do programa varia de acordo com os serviços prestados, que podem se estender em:
Automonitoramento Diário: o colaborador responde diariamente, antes de ir trabalhar, a uma triagem de contatos e sintomas de COVID-19 pelo app COVID CARE BRASIL. O objetivo é identificar os casos suspeitos de COVID-19 (sintomáticos e por contato) e evitar o contato dos suspeitos com colegas de trabalho, reduzindo as chances de transmissão.
Avaliação de suspeitos: consiste em teleconsultas que podem ou não ser seguidas da realização de exames (a critério médico) para confirmação de eventuais suspeitas de COVID-19 levantadas no automonitoramento diário. Em casos confirmados, será gerado o atestado para afastamento do funcionário pelo período necessário.
Acompanhamento de casos positivos: teleconsultas para acompanhamento ambulatorial de casos confirmados de COVID-19. Ao final, com a recuperação do colaborador, ele não necessitará permanecer no automonitoramento diário. Ainda podem ser inseridos no programa: testagem em massa; retestagem periódica; atestado de saúde ocupacional (ASO) de retorno ao trabalho.
Os interessados podem encontrar mais informações no site:
Sobre o Brasil Medicina Ocupacional
O Brasil Medicina Ocupacional foi criado com a missão de cuidar da saúde de todos os colaboradores das empresas clientes. As equipes de trabalho são fundamentais em qualquer estrutura corporativa, e esse cuidado é uma maneira de valorizá-las, promover alta produtividade e minimizar os impactos causados por absenteísmo. Com o conhecimento e experiência adquiridos em dez anos de atuação em medicina preventiva e utilizando alta tecnologia, o Brasil Medicina Ocupacional identifica perfis de saúde e os principais fatores de risco da população de uma empresa. propondo estratégias de intervenção. www.brasilmedicinaocupacional.com.br
O Brasil Medicina Ocupacional faz parte da AFIP (Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa), uma instituição privada, sem fins lucrativos e filantrópica, fundada por profissionais da área da saúde, professores universitários e pesquisadores há mais de 40 anos. Seu objetivo é fornecer suporte financeiro para atividades de docência, pesquisa científica e atendimento médico à população.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>