Orientação Médica 24 horas dispensa idas não emergenciais ao pronto-socorro: consultas têm crescido dez vezes mais em 2020 se comparadas a 2019
Você já ouviu falar em um serviço de saúde conhecido como Orientação Médica? Pois é, na Care Plus, um canal telefônico exclusivo é dedicado a esse programa, que, como o próprio nome diz, proporciona orientações clínicas aos pacientes, em quaisquer tipos de situação. Com a pandemia da Covid-19, a demanda deste canal de atendimento aumentou muito – só em março deste ano foram 1.060 orientações versus 110 orientações referentes ao mesmo mês de 2019. Enquanto no primeiro trimestre de 2020 foram feitos 1.246 atendimentos totais nessa modalidade, o mesmo período do ano anterior registrou apenas 276 orientações. Em abril, as orientações médicas realizadas ultrapassam 500, cerca de 400% acima do número de orientações médicas realizadas em 2019. Nesse mesmo período, a especialidade mais requerida foi a de clínico geral, para esclarecimento de dúvidas sobre a Covid-19.
Na operadora, uma equipe médica plantonista, formada por clínicos gerais e pediatras, está à disposição dos beneficiários 24 horas por dia, durante os sete dias da semana, inclusive aos feriados. “As consultas estão crescendo cada vez mais, e a nossa central de atendimento precisou se adaptar, passando inclusive a oferecer informações específicas sobre o novo coronavírus. A procura é tanta que registramos um aumento notável nas chamadas dos beneficiários: no primeiro quadrimestre de 2019, por exemplo, tivemos cerca de 390 orientações, e, em 2020, neste mesmo período, tivemos crescimento equivalente a 526% desses atendimentos”, afirma Ricardo Salem, diretor médico da Care Plus.
A importância da ferramenta ganha força com a atual situação do país, pois evita idas desnecessárias ao pronto-socorro ou aglomerações em clínicas e consultórios, considerando os casos não urgentes e não emergenciais. Pesquisas da Care Plus indicam que mais de 70% das consultas em pronto-socorro poderiam ser evitadas e, de acordo com especialistas, quando o paciente vai até um pronto-socorro, isso gera um desgaste para toda a cadeia do sistema, além do custo do atendimento nesse local ser consideravelmente maior do que se ele fosse atendido em um ambiente de menor complexidade. “Hoje a tecnologia nos permite ter plataformas próprias, como ferramentas online ou sites, para que as pessoas realizem a orientação médica do local em que estiverem. Pelo site, aplicativo ou telefone, é possível receber orientação por uma equipe muito bem preparada”.
A Orientação Médica 24 horas aumenta consideravelmente a sua relevância diante da pandemia de Covid-19, pois há muito mais pessoas com dúvidas e sintomas, que precisam e buscam alternativas às orientações de especialistas. “Atualmente, mais de 70% das orientações são relacionadas à Covid-19, entretanto, os beneficiários também buscam o serviço com queixas sobre síndrome gripal, febre, trato urinário, dores musculares, dúvidas sobre medicações, entre outras. Essa é uma alternativa prática para que todas as pessoas sejam devidamente orientadas, sem a necessidade de haver uma consulta presencial, expondo sua saúde nesse momento de pandemia”, finaliza o diretor médico.
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