Brasil,

Como os suplementos alimentares podem ajudar na manutenção da saúde e do sistema imunológico

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fátima Robustelli
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

A preocupação e o stress que vem acometendo a população mundial por conta da pandemia do COVID-19 tem feito muita gente se preocupar mais com a manutenção da saúde. Embora ainda não se tenha uma vacina para a doença e ainda pouco se saiba sobre o virus, especialistas sugerem à população que cuidem de sua saúde e sistema imunológico para estarem fortalecidos caso sejam acometidos pela doença.

“Para a manutenção do funcionamento do sistema imune, uma boa alimentação e garantir a ingestão de nutrientes adequados, seja por alimentação ou suplementação (quando necessário) é imprescindível”, explica o presidente da ABENUTRI e CEO da Black Skull, Marcelo Bella.

Segundo ele, a população idosa deveria ser a maior beneficiada com a suplementação, pois há particularidades desta faixa etária como a sarcopenia (processo natural e progressivo de perda de massa muscular e força, característico do envelhecimento), a dificuldade de manter as necessidades energéticas, proteicas e de micronutrientes com a perda do paladar e apetite característico desta faixa etária.

Entre os principais nutrientes reconhecidos por diversos órgãos e consensos como auxilar no funcionamento do sistema imune Bella cita a proteína do soro do leite (whey protein), o aminoácido L-Glutamina, as vitaminas C e D e o Zinco.

Confira a entrevista completa:

1.Normalmente, quais são as causas de baixa imunidade no organismo e quais as recomendações para manter e até melhorar o sistema imunológico?

Marcelo Bella - A baixa imunidade se resulta da rotina caótica da população mundial. As pessoas trabalham muito para garantir o sustento da sua família, ou para se firmar no âmbito profissional, sem se importar com a saúde. A alimentação, a prática de exercícios físico fica como segunda opção, tendo em vista a busca desenfreada pela conquista profissional e pessoal. Para manter a imunidade, recomenda-se alimentar corretamente, praticar atividades físicas, ter um sono regular, sendo assim promovendo qualidade de vida, corroborando na melhora do sistema imunológico. Uma das ferramentas é a ingestão de suplementos alimentares.

2. Uma dieta regular garante uma boa imunidade ou há uma necessidade de suplementação?

Marcelo Bella - Sim, uma dieta regular promove uma boa imunidade, com vitaminas e minerais, um bom aporte dos macronutriente, porém a suplementação entra como uma opção de praticidade, e adjunto na dieta melhorando o suporte imunológico.

3. No caso da suplementação, quais são os suplementos alimentares mais indicados para ajudar a manter uma boa imunidade?

Marcelo Bella - A Glutamina, um aminoácido não essencial, aumenta a imunidade do indivíduo de forma indireta, que serve como substrato energético para os enterócitos no intestino, melhorando a permeabilidade, absorção de nutrientes e diminuição dos neutrófilos que são marcadores imunológicos referentes a bactérias e fungos. A Vitamina C, auxilia na absorção de ferro dos alimentos, no funcionamento do sistema imune, na formação do colágeno, no metabolismo energético, de proteínas e gorduras, em conjunto com a vitamina A e E, possui uma ação antioxidante que auxilia na proteção dos danos causados pelos radicais livres.

4. Ainda existe muita gente que acredita que suplemento é apenas para esportistas e atletas. Existe restrição de idade ou atividade para seu uso?

Marcelo Bella - Para alguns suplementos existe a recomendação de consumir após os 19 anos, porém, Whey Protein, aminoácidos, energéticos, pré treinos ,vitaminas e minerais são recomendados para pessoas saudáveis e esportistas de todos os âmbitos.

5. Pessoas com mais de 60 anos hoje são consideradas o maior grupo de risco de contágio pelo Covid-19. Quais suplementos poderiam ajudar a melhorar a imunidade?

Marcelo Bella - As pessoas com mais de 60 anos passam por algumas mudanças fisiológicas e bioquímicas como por exemplo: osteopenia, sarcopenia, diminuição das funções cognitivas, apetite, absorção de macro e micro nutrientes entre outras. A suplementação de Whey protein, BCAA e creatina, auxiliam na melhora do aporte proteico, resultando na melhora da manutenção muscular. A glutamina, aumenta a imunidade do indivíduo de forma indireta, que serve como substrato energético para os enterócitos no intestino, auxiliando na absorção de nutrientes no intestino, diminuição dos neutrófilos que são marcadores imunológicos referentes a bactérias e fungos. Vitamina C, que possui ação antioxidante, melhora a absorção de ferro, na formação de colágeno e funcionamento do sistema imune. Vitamina D, que é uma vitamina lipossolúvel, auxilia na absorção e reabsorção de cálcio, fortalecimento do sistema imune. O Ômega 3, que possui DHA e EPA, e possui uma melhora da função cognitiva. Com a falta de apetite e a perda ponderal a partir do 60 anos, pode-se incluir a essa lista, hipercalóricos e carboidratos de lenta absorção como palatinose e waxy maize.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar