Coronavírus: medidas para pacientes em tratamento contra o câncer
Centro de Oncologia do Paraná adota condutas para reduzir o risco de disseminação da doença
Desde início do registro de casos do novo coronavírus no Brasil, o corpo clínico do Centro de Oncologia do Paraná (COP/PR) se mantém atento e orienta os pacientes sobre os protocolos de cuidados para evitar o contágio da Covid-19.
Na unidade de São José dos Pinhais o horário de atendimento será reduzido a partir desta semana. Os pacientes com tratamentos em andamento e novos casos serão atendimentos das 13h às 19h. A medida tem como objetivo reduzir a circulação elevada de pessoas no ambiente. As demais unidade permanecem com o horário normal de atendimento, das 8h às 18h30. Os tratamentos em todas as unidades estão mantidos, mas algumas recomendações devem ser levadas em conta.
“Pacientes que estão em tratamento e com o câncer ativo não devem desmarcar consultas. Não adianta prevenir do coronavírus e deixar o câncer descoberto. Os exames necessários serão realizados e a aplicação de medicações também. Aqueles que tem consulta agendada, mas já passaram por tratamento do câncer e não apresentam sintomas podem adiar a visita ao consultório”, recomenda Manuel Caitano Maia, oncologista clínico do COP/PR.
Além do hábito da higiene frequente das mãos e outras medidas básicas, o COP/PR orienta, principalmente dentro do ambiente da clínica, que os profissionais e pacientes mantenham a etiqueta respiratória, além do uso da máscara para quem estiver com tosse ou outros sintomas respiratórios. O número de acompanhantes durante as consultas e procedimentos deve ser restrito – apenas um, se possível.
Vacina da gripe
A Campanha de Vacinação contra influenza já teve início em todo o Brasil. De acordo com o Ministério da saúde, essa vacina não imuniza contra o novo coronavírus, mas deve ajudar no controle de outras doenças respiratórias.
“A vacinação é a melhor medida de prevenção. Quando o paciente está imunizado contra a gripe seu sistema imunológico responde de forma mais satisfatória. A vacinação é indicada também para as pessoas que convivem com pacientes oncológicos”, afirma Manuel Caitano Maia, oncologista clínico do COP/PR.
Sobre o COP/PR
Desde 1991, o Centro de Oncologia do Paraná (COP/PR) se dedica ao tratamento do câncer, priorizando um atendimento exclusivo, sempre atualizado e com ênfase no relacionamento médico-paciente. Conta com um corpo clínico qualificado, com profissionais especializados na área de cancerologia, incluindo cirurgia oncológica, vídeo-cirurgia, oncologia clínica, mastologia, oncologia pediátrica, e oncologia ginecológica. Possui uma equipe multidisciplinar com especialistas em dermatologia, ginecologia, mastologia, urologia, hematologia, farmacêuticos, nutricionistas e psicóloga.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>