Dúvidas sobre o Coronavírus aumentam em 760% atendimento em empresa de telemedicina
Profissionais da TopMed vêm esclarecendo sobre a doença e conseguem evitar 64% de idas a serviços de saúde presenciais de todos os atendimentos que realizados em pessoas sintomáticas
A TopMed, serviço de atendimento em saúde à distância, vem registrando recordes em sua central de atendimento por conta da pandemia de Coronavírus. Desde 11 de março, quando a OMS declarou a pandemia, o número de atendimentos saltou 760% quando comparado com o mesmo período no mês, nos três meses anteriores.
Por conta da ajuda da telemedicina, foi possível evitar, em média, 64% de idas a serviços presenciais em todos os atendimentos realizados em pessoas sintomáticas e em 100% das situações onde as pessoas ligam para buscar informação em saúde. "Algumas pessoas estão um pouco apavoradas com o que ouvem nas TVs e com informações incorretas que circulam pelas redes sociais. Grande parte delas voltou de viagem e queria saber o que devia fazer. Há também aqueles que acreditam terem tido contato com um caso suspeito", conta a Dra. Renata Zobaran, Diretora de Saúde da TopMed.
A médica esclarece, no entanto, que a população não conhece o conceito de caso suspeito. "Muitos pensam que, se estiveram perto de alguém espirrando ou com resfriado, já estão correndo risco e não é assim que funciona. O conceito epidemiológico de caso suspeito é aquele onde a pessoa cuja história clínica, sintomas e possível exposição à uma fonte de infecção sugerem que o mesmo possa estar com alguma doença infecciosa", explica.
Grande aliada na luta contra o Coronavírus, a telemedicina vem se mostrando a melhor opção de saúde no momento. Segundo os registros de chamadas para a TopMed, a grande maioria das pessoas que apresentam sintomas do Coronavírus estão bem. "A orientação é de manejo sintomático, com medidas de autocuidado e isolamento domiciliar. Nosso serviço reavalia o beneficiário até 48h após o atendimento, e sempre orienta que retorne a ligação se apresentar agravo dos sintomas ou novos sintomas", detalha a Dra. Zobaran.
Estudos comprovam que o uso da telemedicina reduz em 32% os custos com urgência, emergência e consulta eletiva e provoca ainda uma redução de 30 milhões de consultas presenciais/ano. Desde 2011, os investimentos na área ultrapassam os US$ 38 bilhões e a expectativa é que os investimentos ganhem mais fôlego.
O exemplo de Florianópolis
Especializada em atendimento à distância na área da saúde desde 2008, a TopMed tem sede na grande Florianópolis (SC). No dia 16 de março, a prefeitura lançou o "Alô Saúde Floripa", reforçando o atendimento por telefone, aplicativo para celular e whatsapp. Apenas a central telefônica da TopMed atendeu em três dias mais de dois mil moradores em busca de informações sobre o Coronavírus. Os serviços ofertados são os mesmos que a empresa oferece a seus clientes em todo o país: informações em saúde, direcionamento do trajeto do usuário quando é necessário procurar um Centro de Saúde, atendimento pré-clínico e agendamento de consultas.
O Alô Saúde Floripa é oferecido a moradores da capital cadastrados nos centros de saúde e atende 24h por dia pelo 0800 333 3233, de forma gratuita e ilimitada. Atualmente, 60 linhas estão disponíveis para o projeto e o número pode aumentar de acordo com a demanda. Antes de ligar para o programa, é preciso ter em mãos o número do cartão do SUS.
Quem quiser outras informações pode ainda visitar o site: www.alosaudefloripa.com.br
Sobre a TopMed
A TopMed é líder no mercado de prevenção e promoção de saúde especializada em atendimento à distância. Desde 2003, a empresa vem desenvolvendo soluções inovadoras, utilizando tecnologia de última geração para disponibilizar serviços de excelência. Com modelo de negócios focado no mercado B2B, a TopMed oferece serviços para operadoras de saúde, setores público e corporativo, seguradoras, empresas de cartões de benefícios, varejistas, entre outras. Oferece ainda soluções para RHs interessados no cuidado da saúde de seus colaboradores, aumento da produtividade e redução de custos.
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