Como Cuidar da Sua Saúde Mental Em Tempos de Coronavírus
Mentoring pode ajudar você a enfrentar situações limites
É difícil manter a calma diante de tanta incerteza, ainda mais com uma ameaça real como é o advento do coronavírus. Nesse momento se torna mais importante do que nunca trabalhar para manter a saúde mental.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde mental é um estado de bem-estar em que o indivíduo percebe suas próprias habilidades e consegue enfrentar as situações que provocam estresse no dia a dia.
Segundo artigo da publicação oficial do Colégio de Psiquiatras de Hong Kong, East Asian Arch Psychiatry, o resultado de um levantamento feito em 2014 apontou que, após a última epidemia de SARS, 42% dos sobreviventes desenvolveram transtornos mentais, a maioria por estreses pós-traumático e depressão.
A mentora, especialista em mentoring, com mais de 20 anos em atendimento para desenvolvimento de habilidades comportamentais e bem estar, Andrea Lopes, diz que cultivar o estado de bem-estar é manter o empenho ativo no que pensamos, porque nossos pensamentos geram sentimentos e sensações. É manter o autocuidado e gerenciar as emoções de forma favorável. Isso aumenta nossa imunidade já que passamos a produzir mais serotonina quando temos pensamentos tranquilizadores.
“Estou atenta às notícias e informações de fontes confiáveis e seguindo todas as recomendações dos órgãos especializados. Mas o meu foco não está só na pandemia. Recentemente me emocionei com os italianos, que tocaram saxofone e violino da varanda de suas casas. A música altera positivamente o estado emocional das pessoas e isso traz uma descompressão benéfica”, apontou Andrea.
Há excelentes exemplos de atitudes pelo mundo que romperam com a negatividade que a doença traz. Uma moça italiana distribuiu seu número de telefone a idosos que moram sozinhos, a fim de que eles ligassem para bater papo em momentos de muito medo ou solidão.
Algumas empresas de TV a cabo liberaram todos os canais por conta da quarentena. Isso mostra o quanto o ser humano pode ser criativo, resiliente, empático e generoso.
“Sim, podemos usar um momento como esse para aprimorar e desenvolver habilidades sociais e emocionais, como as competências comportamentais, as ‘soft skills’ tão importantes na atualidade.
Divida o seu tempo de uma forma que o foco esteja também em se nutrir e nutrir as pessoas próximas com pequenas atitudes que contagiem positivamente a todos. Essa é a ideia para enfrentamento de uma época como essa que o coronavírus nos impõe”, enfatiza Andrea.
Desenvolver esses comportamentos positivos e essas habilidades ajuda na manutenção da saúde mental. E todos estão sendo desafiados a lidar com essa crise mundial. Não existe cenário mais propício ao desenvolvimento humano do que os que surgem durante as dificuldades. Essa pandemia vai passar e a tendência é sair mais fortes dela. Priorizar esses comportamentos durante a crise do coronavírus pode ajudar bastante a aumentar o bem-estar psicológico e a reforçar o sistema imunológico. É essencial buscar ajuda profissional caso haja necessidade.
A mentora Andrea Lopes tem total disponibilidade para atender a imprensa. Entre em contato com a assessoria.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>