Coronavírus provoca aumento na procura por congelamento de óvulos
Dados divulgados pela Clínica Neo Vita apontam crescimento de 30%
O Coronavírus tem causado grande preocupação em todo o mundo, o que faz com que a rotina e o planejamento da população sejam modificados em função da nova doença. Por conta do vírus, as pessoas estão inseguras não somente com a saúde, que pode ser afetada, mas também com a questão da fertilidade, pois alguns vírus que já se alastraram anteriormente comprometeram também a fertilização como, por exemplo, o zika vírus e a gripe suína.
No caso do Corona, ainda não há confirmação científica de que esse vírus cause problemas de infertilização nas mulheres infectadas. Mesmo assim, muitas delas têm optado pelo congelamento de óvulos por precaução. O aumento na procura também foi registrado nas clínicas de Nova York.
“Nas últimas duas semanas registramos um aumento de 30% na procura pelo procedimento”, afirma Fernando Prado, médico ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana e doutor pela Imperial College London e pela Universidade Federal de São Paulo, responsável médico da Clínica Neo Vita.
Segundo Prado, a maioria das mulheres que procurou o procedimento, estava com medo de que algumas teorias ainda não confirmadas, pudessem ser verdadeiras. “Elas temem que o vírus possa causar infertilidade caso sejam infectadas. Porém a Organização Mundial de Saúde já avisou que não há nenhuma evidência científica que comprove essa possibilidade”, afirma.
De acordo com o especialista em reprodução humana, o ideal é que essas mulheres façam o procedimento em períodos de não turbulência como o de agora. “Sempre em que há algum risco para a gravidez, seja para a gestante ou para o bebê, é prudente aguardar a turbulência passar. Neste caso, o congelamento de óvulos permite planejar o melhor momento para dar continuidade aos planos de construir a família”, sugere Prado.
Fernando Prado - Médico ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana, doutor pelo Imperial College London e pela Universidade Federal de São Paulo, diretor técnico da Neo Vita e diretor do setor de embriologia do Labforlife.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>