Ministério de Turismo do Uruguai se une a pasta de Saúde Pública em combate ao coronavírus
Ações serão tomadas nas zonas fronteiriças do país para impedimento da propagação do vírus no país, que ainda não tem nenhum caso registrado
O atual Ministro de Turismo do Uruguai, Germán Cardoso, anunciou que a pasta dirigida por ele, colaborará com Ministério de Saúde Pública para medidas que ajudem a minimizar os riscos de entrada do coronavírus no Uruguai por meio das fronteiras do país.
A equipe de gestão de turismo tem realizado reuniões com os representantes das autoridades do Sistema Nacional de Emergência e de Saúde Pública e Relações Exteriores do Uruguai, com o Secretário da Presidência, Álvaro Delgado, na Torre Executiva, para discutir o assunto.
Cardoso afirmou que o ministério cooperará com o Ministério da Saúde Pública para a aplicação de medidas de barreira sanitária adotadas nas passagens de fronteira. "O Uruguai está preparado para enfrentar a entrada do Coronavírus", diz o vice-ministro de Saúde Pública, José Luis Satdjian, de acordo relatado aos meios de comunicação do país.
O governo acompanha de perto a situação e analisa a possibilidade em adotar novas medidas. Já existem algumas campanhas em andamento informando sobre as características da doença e medidas preventivas, bem como um plano de ensino gerado para todas as escolas do país, usando o Plano Ceibal – projeto socioeducativo que tem na tecnologia um instrumento de desenvolvimento de riquezas, qualidade de vida, humano e inclusão social.
O Ministro da Saúde Pública do país reforça que diversas reuniões foram realizadas nos últimos dias em que um plano de contingência e um protocolo de ação foram preparados, incluindo a possível obrigatoriedade de seguro viagem por parte de estrangeiros que pretendem ingressar ao país e a recomendação, para aqueles que derivam de países de risco, de auto isolamento em casa por 14 dias - período de incubação da doença.
A capacidade de diagnóstico do vírus é de seis horas e os suprimentos a serem utilizados (zaragatoas, kits de teste, máscaras, luvas etc.) estão assegurados, bem como quantidade de leitos disponíveis em CTIs e se necessário, o aumento do número de respiradores em 30.
Segundo o subsecretário, os representantes da Faculdade de Medicina definiram os casos de corona vírus, o monitoramento em tempo real das consultas e o protocolo de gestão clínica; também foi decidido avançar o Plano de Inverno de Vacinação, que começará com os grupos de risco.
Satdjian relatou que seis casos negativos foram detectados até o momento e reiterou as medidas de higiene das mãos ao espirrar e a recomendação às pessoas com sintomas da doença de não irem às portas das emergências.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>