Os Benefícios da Acupuntura no Tratamento do Câncer
Reunião Científica aborda integração entre Oncologia e Acupuntura
Já tradição na Associação Paulista de Medicina (APM), a Reunião Científica de Acupuntura com Webtransmissão faz parte da programação há cerca de oito anos. Desta vez, o intuito é informar sobre as vantagens da Oncologia e Acupuntura trabalharem juntas no tratamento de pacientes com câncer.
Marcado para 06 de agosto, o evento é realizado no formato de talk show, no qual dois especialistas, que trabalham na área do tema em questão, promovem uma palestra e enriquecem com debates. Aqueles que não conseguirem comparecer, também poderão acompanhar através da transmissão via internet.
O objetivo da reunião é fornecer informações que englobam a abordagem adequada do paciente, o melhor momento para a Acupuntura entrar junto com o tratamento farmacológico e até o cuidado integrativo.
A incidência do câncer aumentou significativamente nas últimas décadas. Por esse e outros motivos, Márcia Yamamura, vice-presidente do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura e diretora científica do Colégico Médico de Acupuntura de São Paulo, acredita que o encontro é uma grande oportunidade de atualização não apenas para médicos acupunturistas, mas também para aqueles que atuam em outras especialidades.
“A Oncologia, apesar de ser uma especialidade médica, partilha pacientes, ou seja, vários médicos de outras áreas acabam atendendo e tratando de forma conjunta. Então, é fundamental transmitir essas informações para os colegas, de como a Acupuntura pode ajudar e, garantir que ele saiba informar os pacientes quais os tratamentos disponíveis”, completou.
Segundo Márcia, a Acupuntura traz inúmeros benefícios quando caminha lado a lado ao tratamento farmacológico. Essa técnica auxilia nas náuseas e vômito decorrentes da quimioterapia ou radioterapia, melhora do estado geral como o apetite e a recorrente fadiga.
A especialista pontua ainda a melhora do estado emocional do próprio paciente e da família “Em muitos casos, acabamos fazendo o tratamento familiar, porque eles também precisam do suporte para serem capazes de ajudar o próprio parente”, afirmou.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>