Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Viagem sustentável: saiba como visitar Bonito (MS) com responsabilidade ambiental

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Eliria Buso
  • SEGS.com.br - Categoria: Turismo
  • Imprimir

Rio Sucuri-Flávio André Rio Sucuri-Flávio André

O aumento da busca por destinos que unam natureza, segurança e práticas sustentáveis coloca Bonito (MS) em evidência no cenário turístico brasileiro. Famosa por suas águas cristalinas, cachoeiras e grutas, a cidade atrai visitantes em busca de ecoturismo e aventura, mas exige, ao mesmo tempo, uma postura consciente para preservar seu ecossistema.

Em tempos de crescente preocupação com os impactos ambientais do turismo de massa, o ecoturismo se destaca como um segmento dinâmico e ferramenta essencial de educação ambiental, representando atualmente 60% do faturamento do turismo nacional, conforme dados do Sebrae.

Essa preferência também se reflete no interesse dos viajantes, com o ecoturismo e o turismo de natureza figurando como a segunda atração favorita dos brasileiros, com 29% da preferência, segundo pesquisa do Ministério do Turismo. Nesse cenário promissor para práticas sustentáveis, Bonito, reconhecida como a capital nacional do ecoturismo, surge como um destino naturalmente propício para experiências que conciliam a exploração da natureza com a sua preservação.

Pensando nisso, a Acqua Viagens, agência especializada na região, reforça seu compromisso com o turismo sustentável, oferecendo roteiros que priorizam a experiência do viajante sem descuidar da conservação ambiental.

Isso porque a responsabilidade na oferta de serviços turísticos na região é uma prioridade. A cidade, inclusive, se destaca por iniciativas como o Voucher Único, sistema pioneiro no Brasil que controla em tempo real o número de visitantes nos atrativos, evitando sobrecarga e garantindo o cumprimento das normas ambientais. Além disso, operadoras e pousadas locais seguem diretrizes rígidas para reduzir impactos, como uso racional de recursos e apoio à economia regional.

Como explorar Bonito com responsabilidade ambiental

Para quem planeja visitar o destino sul-mato-grossense, pequenas atitudes fazem a diferença. Escolher hospedagens com certificação sustentável, optar por transporte coletivo ou bicicleta para os passeios e evitar o desperdício de água e energia são medidas essenciais. Da mesma forma, a preferência por restaurantes que utilizam ingredientes locais e o apoio ao artesanato da região também fortalecem a comunidade e reduzem a pegada ecológica da viagem.

A Acqua Viagens destaca que a experiência em Bonito pode ser ainda mais significativa quando alinhada à responsabilidade ambiental. A agência oferece opções de roteiros que combinam aventura e conservação, como flutuação no Rio Sucuri e visitas à Gruta do Lago Azul, sempre com orientações para que os turistas minimizem seu impacto.

Mais do que um destino paradisíaco, Bonito é um exemplo de como o turismo pode ser uma força positiva para a preservação. Com planejamento e consciência, os visitantes contribuem para que as belezas naturais da região permaneçam intactas para as próximas gerações.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

800 caracteres

Security code Atualizar

Enviar
:D:lol::-);-)8):-|:-*:grrr::sad::cry::o:-?:-x:eek::zzz:P:roll::sigh: