Grupo Emirates anuncia resultados da metade de seu ano fiscal 2020-2021
• Resultados do Grupo: A receita teve queda de 74%, atingindo AED 13,7 bilhões (US﹩ 3,7 bilhões), com perda de AED 14,1 bilhões (US﹩ 3,8 bilhões) após o lucro no ano passado de AED 1,2 bilhão (US﹩ 320 milhões). Os resultados sofreram impacto significativo das restrições de voos e viagens sem precedentes em todo o mundo devido à pandemia da COVID-19.
• Resultados da Emirates: A receita teve queda de 75%, atingindo AED 11,7 bilhões (US﹩ 3,2 bilhões), com perda de AED 12,6 bilhões (US﹩ 3,4 bilhões) após o lucro de AED 862 milhões (US﹩ 235 milhões) no mesmo semestre do ano passado. A receita obtida veio principalmente dos negócios intensos de transporte de carga no semestre.
• Resultados da dnata: A receita teve queda de 67%, atingindo AED 2,4 bilhões (US﹩ 644 milhões), com perda de AED 1,5 bilhão (US﹩ 396 milhões) após o lucro no ano passado de AED 311 milhões (US﹩ 85 milhões), reflexo do impacto da COVID-19 em todas as unidades de negócios globais da dnata. A perda inclui encargos de depreciação de AED 689 milhões (US﹩ 188 milhões).
O Grupo Emirates anunciou hoje os resultados financeiros da metade de seu ano fiscal de 2020-2021.
A receita do Grupo foi de AED 13,7 bilhões (US﹩ 3,7 bilhões) no primeiro semestre do ano fiscal de 2020-21, 74% abaixo dos AED 53,3 bilhões (US﹩ 14,5 bilhões) registrados no mesmo período do ano passado. Esse declínio dramático na receita foi causado pela pandemia da COVID-19, que interrompeu as viagens de passageiros em todo o mundo por várias semanas e fez com que os países fechassem suas fronteiras e adotassem restrições de viagem. Como parte das medidas de contenção da pandemia, o hub da Emirates e dnata em Dubai também suspendeu os voos de passageiros programados por 8 semanas em abril e maio.
O Grupo anunciou a perda líquida de AED 14,1 bilhões (US﹩ 3,8 bilhões) no período.
A posição de caixa do Grupo em 30 de setembro de 2020 era de AED 20,7 bilhões (US﹩ 5,6 bilhões), em comparação com AED 25,6 bilhões (US﹩ 7,0 bilhões) em 31 de março de 2020.
Sua Alteza Sheikh Ahmed bin Saeed Al Maktoum, presidente e CEO da Emirates Airline e do Grupo Emirates, disse: "Começamos o nosso ano financeiro de 2020-2021 em meio ao isolamento global, quando o tráfego aéreo de passageiros havia sido interrompido. Nesta situação sem precedentes para o setor da aviação e viagens aéreas, o Grupo Emirates registrou prejuízo no semestre pela primeira vez em mais de 30 anos."
"Com a paralisação do tráfego de passageiros, a Emirates e a dnata conseguiram agir rapidamente para atender à demanda de carga e outras oportunidades. Isso nos ajudou a recuperar nossas receitas de zero a 26% em relação à nossa posição no mesmo período do ano passado.
"A resiliência do Grupo Emirates em meio à atual situação complicada é um testemunho da força de nosso modelo de negócios e dos nossos anos de investimento contínuo em capacidades, tecnologia e infraestrutura, que agora rendem frutos em termos de custo e eficiência operacional. A Emirates e a dnata criaram marcas fortes e recursos digitais ágeis que continuam nos atendendo muito bem, permitindo responder de forma adequada à mudança acelerada das operações de clientes e negócios online nos últimos 6 meses."
O Sheikh Ahmed acrescentou: "Gostaríamos de agradecer o apoio contínuo dos nossos clientes e o esforço conjunto dos grupos envolvidos, que permitiram a Dubai retomar as operações de aviação e outras atividades econômicas de forma rápida e segura. Ninguém pode prever o futuro, mas esperamos uma recuperação acentuada na demanda por viagens assim que a vacina contra a COVID-19 estiver disponível, e estamos nos preparando para atender a essa recuperação. Enquanto isso, a Emirates e a dnata continuam implementando recursos para atender aos nossos clientes e à demanda."
"Conseguimos usar nossas boas reservas de caixa e, por meio dos nossos acionistas e da comunidade financeira em geral, continuamos garantindo acesso a financiamento suficiente para manter o nosso negócio e passar por este período desafiador. No primeiro semestre de 2020-2021, nossos acionistas injetaram US﹩ 2 bilhões na Emirates em investimento de capital. Eles também vão nos apoiar em nossa jornada de recuperação."
A base de funcionários do Grupo Emirates, em comparação com 31 de março de 2020, teve a redução substancial de 24%, contando com 81.334 funcionários em 30 de setembro de 2020. Esse número está de acordo com a capacidade esperada da empresa e as atividades de negócios no futuro previsível e perspectivas gerais do setor. A Emirates e a dnata continuam buscando meios para proteger sua força de trabalho qualificada, incluindo a participação em programas de proteção de empregos, quando disponíveis.
Emirates Airline
Durante os primeiros seis meses de 2020-2021, a Emirates retirou as 3 aeronaves mais antigas de sua frota como parte da sua estratégia para melhorar a eficiência geral, minimizar sua pegada de emissões e fornecer experiências de alta qualidade aos clientes.
Conforme determinado pela Autoridade Geral de Aviação Civil dos Emirados Árabes Unidos, a Emirates suspendeu temporariamente os voos de passageiros em 25 de março e trabalhou com os governos e embaixadas para operar serviços de repatriação até a reabertura do aeroporto internacional de Dubai (DXB) para passageiros em trânsito e, posteriormente, para voos de passageiros programados. A companhia aérea também fez parceria com as autoridades de saúde para implementar, a bordo e em terra, medidas abrangentes de saúde e segurança contra a pandemia, para proteger seus clientes, funcionários e as comunidades atendidas.
A companhia aérea também reforçou o seu compromisso com o cliente, acelerando os reembolsos, oferecendo flexibilidade na remarcação de voos, estabelecendo em seu site um centro de informações de viagens relacionadas à COVID-19 para oferecer as informações mais recentes sobre os requisitos de viagens em constante mudança e lançando a primeira cobertura médica sobre a COVID-19 para todos os passageiros sem custo adicional.
A Emirates reiniciou gradualmente os voos de passageiros programados em 21 de maio. Em 30 de setembro, a companhia aérea já havia retomado seus serviços de passageiros e carga para 104 cidades.
A capacidade geral nos primeiros seis meses do ano fiscal caiu 67%, atingindo 9,8 bilhões de toneladas de carga disponível por quilômetro (ATKM), devido a um programa de voos substancialmente reduzido nos últimos meses, incluindo a suspensão dos voos de passageiros no aeroporto internacional de Dubai por 8 semanas. A capacidade medida em assentos disponíveis por quilômetro (ASKM) diminuiu 91%, enquanto o tráfego de passageiros transportados medidos em passageiro pagante-quilômetro (RPKM) caiu 96% e a taxa média de ocupação de passageiros caiu para 38,6% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 81,1%.
A Emirates transportou 1,5 milhão de passageiros entre 1º de abril e 30 de setembro de 2020, 95% a menos em relação ao mesmo período do ano passado. O volume de carga elevado em 0,8 milhão de toneladas diminuiu 35%, enquanto o rendimento mais do que dobrou em 106%, reflexo da situação extraordinária do mercado de transporte aéreo de carga durante a crise global da COVID-19, em que a redução drástica dos voos de passageiros causou limitação da capacidade disponível, enquanto a demanda por transporte aéreo de carga teve forte aumento.
A Emirates conseguiu aumentar 65% de seus volumes de carga em comparação com o mesmo período do ano passado, o que mostra a excelente agilidade de sua divisão de carga ao adaptar suas operações para fornecer serviços de transporte aéreo de carga neste novo contexto. Em muito pouco tempo, a Emirates Skycargo realizou a adaptação parcial de 10 aeronaves de passageiros Boeing 777-300ER para o transporte de carga no deck principal, adotou novos protocolos de operação para permitir o transporte seguro de carga nas cabines de passageiros, reiniciou e expandiu rapidamente a sua rede de carga global e implementou protocolos de biossegurança abrangentes para os funcionários.
Na primeira metade do ano financeiro de 2020-2021, a perda da Emirates foi de AED 12,6 bilhões (US﹩ 3,4 bilhões), em comparação com o lucro de AED 862 milhões (US﹩ 235 milhões) no mesmo período do ano passado. A receita da Emirates, incluindo outras receitas operacionais, de AED 11,7 bilhões (US﹩ 3,2 bilhões) caiu 75% em comparação com a receita de AED 47,3 bilhões (US﹩ 12,9 bilhões) registrada no mesmo período do ano passado, resultado das drásticas restrições de voo e viagens em todo o mundo relacionadas à pandemia da COVID-19.
Os custos operacionais da Emirates tiveram queda de 52% com a redução geral da capacidade de 67%. Os custos com combustível ficaram 83% abaixo dos custos registrados no mesmo período do ano passado, resultado da queda nos preços do petróleo (queda de 49% em relação ao mesmo período do ano passado) e queda no uso do combustível de 76% por causa das operações de voo substancialmente reduzidas durante o primeiro semestre do ano fiscal encerrado em fim de setembro. O combustível, que sempre foi o principal componente do custo da companhia aérea nos relatórios anteriores, representou apenas 11% dos custos operacionais versus 32% no mesmo período do ano passado.
Apesar da queda significativa nas operações do período, o EBITDA da Emirates manteve-se positivo em AED 290 milhões (US﹩ 79 milhões) em relação a AED 13,2 bilhões (US﹩ 3,6 bilhões) no mesmo período do ano passado.
dnata
Os negócios da dnata de serviços de suporte em terra, movimentação de carga, deslocamento e refeições de voos foram fortemente afetados pela pandemia da COVID-19, pois seus clientes - as companhias aéreas - reduziram voos e serviços a bordo ou em solo ou suspenderam totalmente as operações e as restrições em fronteiras do mundo todo reduziram a demanda por viagens.
Quando possível, a dnata participou de programas de proteção de empregos e outros programas de apoio do governo, incluindo retreinamento de funcionários e recolocação em outros setores essenciais com escassez de mão de obra durante a pandemia. A dnata também introduziu novos modelos de trabalho flexíveis em mercados onde isso foi possível para manter sua mão de obra qualificada.
O tráfego aéreo robusto de carga entre os mercados foi um ponto positivo para as operações aeroportuárias da dnata, que respondeu com agilidade para atender à demanda dos clientes. Em todas as suas divisões de negócios, a dnata implementou medidas aprimoradas de saúde e segurança para proteger os funcionários e as comunidades, e reajustou seus produtos e serviços para atender aos novos requisitos dos clientes. Assim disso, a empresa também aproveitou as oportunidades que surgiam, por exemplo, estabeleceu parcerias com prestadores de serviços de saúde para oferecer aos passageiros das companhias aéreas testes de PCR da COVID-19 antes do embarque como parte de seus serviços de check-in no local de partida.
A receita da dnata, incluindo outras receitas operacionais, foi de AED 2,4 bilhões (US﹩ 644 milhões), um declínio de 68% versus AED 7,4 bilhões (US﹩ 2,0 bilhões) no ano passado.
A perda geral da dnata é de AED 1,5 bilhão (US﹩ 396 milhões) em comparação com o lucro do ano passado de AED 311 milhões (US﹩ 85 milhões). Este número inclui encargos de depreciação de AED 689 milhões nas divisões de negócios internacionais da dnata, principalmente referentes a fundo de comércio.
As operações do aeroporto da dnata continuam a ser o maior contribuinte para a receita, com AED 1,7 bilhão (US ﹩ 454 milhões), um declínio de 54% em comparação com o mesmo período do ano passado. Em todas as suas operações, o número de aeronaves manuseadas pela dnata diminuiu acentuadamente em 71% para 102.917, e ela movimentou 1,3 milhão de toneladas de carga, queda de apenas 12%.
As operações aeroportuárias da dnata continuam gerando a maior parte da receita; neste período essas operações geraram AED 1,7 bilhão (US﹩ 454 milhões), com queda de 54% em relação ao mesmo período do ano passado. O número de aeronaves que receberam serviços da dnata diminuiu drasticamente em 71%, atingindo 102.917, e a dnata movimentou 1,3 milhão de toneladas de carga, representando queda de apenas 12%.
A divisão de viagens da dnata contribuiu com AED 95 milhões (US﹩ 26 milhões) para a receita total, com queda de 95% em relação a AED 1,8 bilhão (US﹩ 488 milhões) no mesmo período do ano passado. A divisão relatou vendas de valor transacional total negativo de AED 246 milhões (US﹩ 67 milhões) pela primeira vez, após a contribuição positiva de AED 5,9 bilhões (US﹩ 1,6 bilhão) no mesmo período do ano passado, resultado do grande volume de reembolso e devolução de reservas que foram canceladas pelos clientes, principalmente durante o início da pandemia.
A operação de refeições de voos da dnata contribuiu com AED 426 milhões (US﹩ 116 milhões) para a receita total, representando queda de 76%. O número de refeições diminuiu 84%, atingindo 8,3 milhões de refeições na primeira metade do ano fiscal, após o desempenho recorde de 51,9 milhões de refeições no mesmo período do ano passado.
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