Capital Research avalia impacto do coronavírus para as companhias aéreas
Casa de análises reuniu dados de organizações e afirmou, em relatório, o aumento expressivo do risco atrelado aos papéis das empresas do setor
A Capital Research, casa de análises do grupo Red Ventures, divulgou na quinta-feira, dia 26) de março, um relatório sobre o impacto da pandemia do coronavírus para o setor aéreo, um dos primeiros e mais afetados pelas medidas de restrição de circulação de pessoas em todo o mundo.
O material informa, por exemplo, que se o novo coronavírus ficasse restrito apenas à China, a perda de receitas das companhias aéreas ficaria na casa dos US﹩ 29 bilhões, o equivalente a 4,7% da previsão para o ano, ou, ainda, 13% de retração em relação à projeção de receita para a região da Ásia/Pacífico, segundo dados da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA). No entanto, com o Covid-19 tomando proporções globais, o órgão projeta, por enquanto, que ocorra redução de 38% na receita das aéreas neste ano em relação a 2019, uma queda de US﹩ 252 bilhões.
Além disso, o levantamento ressalta estimativa da consultoria OAG de que a oferta de passageiros no mundo todo reduziu em mais de 28% na semana do dia 23 de março em relação ao mesmo período do ano passado. Na Itália, um dos países mais afetados, o número chega a 88%. Além disso, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) comunicou retração de 75% na demanda por voos domésticos e 95% em relação aos internacionais.
Felipe Silveira, analista da Capital Research que conduziu a produção do material, lembra que o setor conta com uma "ajuda" este ano: a redução do preço do combustível. Ainda assim, ele não é suficiente: "a queda no preço do petróleo ajuda a amenizar um pouco a situação, mas com um impacto muito discreto, em torno de US﹩ 28 bilhões de redução no custo com combustíveis em 2020".
Para reduzir os prejuízos, as companhias que operam no Brasil já anunciaram redução de suas operações - chegando em 70% no caso da Latam - além de medidas como a licença não-remunerada, iniciada pela Azul, com adesão de mais da metade de seu total de tripulantes, e a redução de 35% da jornada de trabalho e dos salários de funcionários anunciada pela Gol.
No entanto, o especialista ressalta que "apesar de terem balanços sólidos, considerando as suas ‘operações normais’, caso tenhamos uma paralisação relevante nas atividades perdurando por alguns meses, a situação das duas companhias aéreas brasileiras listadas na bolsa (Azul e Gol) se complica bastante. Assim, além da ajuda com linhas de crédito, elas passariam a necessitar também de grande injeção de capital".
O relatório também ressalta que Azul e Gol devem sair do período com uma relação dívida/Ebitda muito maior, o que também aumenta bastante o risco atrelado aos seus papéis.
Para acessar o material na íntegra, além de outros, acesse http://www.capitalresearch.com.br/.
Sobre a Capital Research
A casa de análises Capital Research pertence ao grupo Red Ventures, que conta com um portfólio de empresas digitais nas indústrias de educação, saúde, home service e serviços financeiros. A startup tem como missão entregar conteúdo relevante aos seus usuários, como é o caso da Carteira Capital, que faz recomendações para investidores de perfil conservador, moderado e agressivo. Por meio de uma plataforma intuitiva e simples, o usuário pode contar com conteúdo de qualidade como newsletters, relatórios, cursos online e as próprias carteiras específicas de produtos de investimentos como a "Carteira de Ações", a "Carteira de Renda Fixa" e a "Carteira de Fundos Imobiliários".
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>