Brasil,

O que esperar dos programas de fidelidade de viagens em 2019?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Maria Amélia
  • SEGS.com.br - Categoria: Turismo
  • Imprimir

Por Henrique Donnabella, General Manager da Collinson no Brasil, empresa líder global em benefícios e fidelização do cliente

A cada minuto, cinco novas empresas abrem suas portas no Brasil. Em um mercado tão competitivo, a capacidade de uma marca de reter clientes é um fator importante para demonstrar seu sucesso. É verdade que a fidelização dos consumidores vem aumentando no país e, de acordo com a ABEMF (Associação Brasileira das Empresas no Mercado de Fidelidade), houve um aumento de quase 15% nas assinaturas de programas de fidelidade no Brasil no ano passado. A fidelidade está começando a se tornar uma tendência no Brasil e as empresas precisam explorar esse momento criando e implementando estratégias de negócios em torno do assunto.

A AccorHotels, uma das maiores redes de hotéis do mundo, é um exemplo claro de uma empresa com bom timing e que entende a importância da fidelização. A Collinson, líder global em benefícios e fidelização do cliente, trabalhou com a AccorHotels para desenvolver um recurso chamado “La Collection”, lançado recentemente em seu programa de fidelidade (Le Club). Através da plataforma La Collection, os assinantes poderão trocar seus pontos não apenas por quartos de hotel, mas também por outros tipos de produtos como relógios, perfumes, equipamentos de áudio e acessórios.

A Accor também fez uma parceria com a AirFrance-KLM para lançar, pela primeira vez no setor de viagens europeu, um esquema de recompensa dupla para toda a base de clientes dentro do programa de fidelidade de ambas as empresas. Este é um bom exemplo da estratégia de uma empresa que valoriza os interesses e expectativas dos clientes para fornecer a melhor experiência de marca possível. Especialmente quando apenas 38% dos consumidores se sentem recompensados por sua fidelidade às marcas de viagens (de acordo com um estudo recente da Collinson).

Segundo o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC, por suas siglas em inglês), o turismo corresponde a 8% do PIB brasileiro e segundo a Organização Mundial de Turismo (OMT), o mercado de viagens aumentou mais de 4% no ano passado em todo o mundo. O setor de turismo tornou-se altamente competitivo, com novas empresas sendo criadas em todos os seus setores. Esses sinais de crescimento e de relevância no mercado podem ser aproveitados pelas marcas como uma oportunidade para oferecer diferentes serviços e experiências relacionadas a fidelização para desenvolver uma base sólida de clientes.

Três em cada cinco (61%) consumidores disseram ter interesse em promoções ou descontos para a escolha de programas de fidelidade, enquanto dois em cinco (40%) preferem serviços exclusivos e ilimitados.² Fidelização é uma estratégia de marketing muito significativa para as marcas aumentarem seu reconhecimento no mercado, pois permite que estabeleçam sua reputação, priorizando clientes fiéis, que se identificarão e criarão vínculo com a marca. Garantir a permanência de clientes fiéis permite a coleta de dados relevantes (fundamentais para melhorar produtos e serviços). Além disso, sabe-se que clientes fiéis gastam mais do que clientes irregulares, a principal preocupação das marcas.

É essencial que as marcas entendam seus clientes, suas necessidades e comportamento e principalmente o que os leva a comprar. Preste atenção aos dados que recebe de seus clientes, analise-os com cuidado e crie o melhor programa para se adequar à realidade da marca. Acompanhe seus concorrentes, aprenda com os erros deles e, acima de tudo, faça com que seu cliente se sinta parte da equipe. Dedicar um tempo para analisar insights de dados, planejar e implementar a estratégia certa para seu programa de fidelidade ajudará sua marca a aumentar a popularidade de sua marca e, consequentemente, sua receita.

¹ Com este programa, você pode usar seus pontos Le Club para comprar um item das marcas parceiras +300 ou, se os seus pontos não forem suficientes, você pode concluir seu pagamento em dinheiro ou usar somente dinheiro. Em cada compra, você ganha mais pontos para adicionar à sua conta

² De acordo com a pesquisa da Collinson com a Toluna Insights


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar