Prepare a Coxinha de Carne Louca
Comemore os 466 anos dessa megalópole com um petisco amado pelos paulistanos
São Paulo – ou terra da garoa, como é conhecida – está comemorando mais um ano de existência. A ocasião é perfeita para desbravar um pouco mais da selva de pedra com os diversos eventos espalhados pela cidade ou apenas aproveitar o momento de descanso.
E não há nada melhor do que acrescentar nesse fim de semana de comemoração uma receita presente no cotidiano do paulistano: a Coxinha. Afinal, é muito comum encontrar esse petisco em bares, restaurantes e até mesmo nas feiras da cidade.
Com a ajuda de Tirolez, uma das mais tradicionais marcas de laticínios do País, prepare a Coxinha de Carne Louca, que rende até 65 porções para toda a galera experimentar.
Enquanto se deliciam, vocês podem decidir o que é melhor: comer a coxinha a partir da base ou pela pontinha.
Veja abaixo o modo de preparo.
Coxinha de Carne Louca
Ingredientes
Recheio
1 kg de lagarto em cubos grandes
1 folha de louro grosseiramente picada
2 dentes de alho picados
½ colher (chá) de cominho moído
Sal
4 tomates maduros em cubos grandes
4 colheres (sopa) azeite
1 cebola grande em cubos pequenos
1 pimentão vermelho em cubos pequenos
4 colheres (sopa) de vinagre
½ lata de extrato de tomate (70g)
Pimenta-do-reino
Massa
3 batatas médias (500 g)
150 g de Manteiga com Sal Tirolez
5 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de sal
Montagem
1 sachê de Requeijão Cremoso Pouch Tirolez (250g)
5 claras de ovo
3 xícaras (chá) de farinha de rosca
Óleo para fritar
Modo de preparo:
Prepare o recheio
-Tempere o lagarto com o louro, o alho, o cominho e o sal. Acrescente os tomates, 3 colheres (sopa) de azeite e 4 xícaras (chá) de água (800 ml). Cozinhe na panela de pressão, em fogo médio, por 40 minutos contados a partir do início da pressão.
- Refogue a cebola e os pimentões no restante do azeite. Quando a panela de pressão já estiver fria, abra-a com cuidado e misture a cebola, os pimentões, o vinagre e o extrato de tomate à carne.
- Se o caldo tiver secado, adicione de 1 a 2 xícaras (chá) de água (400 ml) e deixe cozinhar por mais vinte minutos. Acerte o tempero com sal e pimenta-do-reino. Reserve para que esfrie.
Prepare a massa
- Lave bem as batatas e cozinhe-as em 4 litros de água temperada com sal, até que, espetando um garfo, elas estejam macias. Retire as batatas e reserve a água quente. Esprema as batatas com um espremedor, fazendo um purê.
- Em outra panela, coloque o purê, 5 xícaras (chá) de água quente do cozimento (caso haja pouca água, complete com água fria) e a manteiga. Mexa constantemente e, quando ferver, coloque a farinha de uma só vez. Mexa vigorosamente até formar uma massa lisa e homogênea que desgrude do fundo e das laterais da panela.
- Retire do fogo e despeje sobre uma superfície limpa e seca. Deixe amornar e sove até que esfrie completamente.
Monte as coxinhas
- Porcione a massa em 65 bolinhas (cerca de 30 g cada). Modele as bolinhas e abra-as com os dedos, formando copinhos (posicione o dedo indicador no centro de cada bolinha e pressione levemente, girando-a).
- Repita o processo com todas as porções e recheie com a carne louca, pressionando delicadamente o recheio contra as “paredes” da coxinha, para deixar um espaço no centro para o requeijão. Finalize com o requeijão ainda gelado, fazendo um corte pequeno em uma das pontas da embalagem e pressionando-a para preencher a cavidade. Una as bordas das coxinhas, fazendo o acabamento no formato de um bico.
- Passe-as nas claras e, em seguida, na farinha de rosca.
- Aqueça o óleo e frite as coxinhas aos poucos, até que estejam douradas. Retire-as com uma escumadeira e deixe escorrerem em um prato forrado com papel-toalha. Sirva a seguir, ainda quentes.
Rendimento: 65 porções
Tempo de Preparo: 60 minutos
Sobre a Tirolez
Fundada há 39 anos, a Tirolez é uma das mais tradicionais marcas de laticínios do País. Com mais de 1.600 colaboradores, a empresa dispõe de seis fábricas e um Centro de Distribuição em São Paulo. Suas fábricas localizam-se em Minas Gerais (Tiros, Arapuá e Carmo do Paranaíba), em São Paulo (Monte Aprazível e Lins) e em Santa Catarina (Caxambu do Sul).
Os produtos Tirolez possuem grande aceitação no mercado brasileiro em razão da elevada qualidade e tradição. Tais características decorrem, entre outras causas, da qualidade do leite, do cuidado e do carinho que dedica a seus produtos durante todas as etapas de produção. O portfólio da empresa é composto por mais de 30 tipos de produtos e mais de 100 SKUs, que podem ser encontrados em todo o Brasil.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>