Mensagem... Servos
Servos
Você sabe o que é um servo?
Servo é o servidor, o que presta serviços.
Quando alguém se autodenomina servo de Deus, pensamos que deva ser uma pessoa que se dedica, de forma integral, ao serviço religioso.
Pode ser um pastor, um sacerdote, alguém que ministra ou coordena atividades religiosas.
Pensamos em uma pessoa que abdica da família, da sua vida e serve ao próximo, em nome de uma bandeira religiosa.
Recordamos o servidor Damião de Vesteur, padre belga que, abandonando a civilização, embrenhou-se na ilha havaiana de Molokai, para atender os exilados hansenianos.
Tanto conviveu com os doentes que acabou por contrair a enfermidade.
Lembremos madre Teresa de Calcutá que despiu o hábito de freira e vestiu o sari, a típica indumentária feminina indiana.
Deixou o convento, onde lecionava para meninas de classes privilegiadas, e se misturou ao povo miserável para servi-lo.
Paulo de Tarso, o apóstolo dos gentios, abandonou a promissora carreira de rabino, para ganhar o próprio sustento como tecelão e pregar a Boa Nova.
Em nome da verdade, enfrentou tempestades físicas e morais, agressões de toda ordem. Graças a ele, o Evangelho foi divulgado e chegou às nossas almas.
De tal forma renunciou a si mesmo que pôde afirmar um dia: Já não sou eu quem vive, é o Cristo que vive em mim.
Servidores dedicados. Mas não só eles. Existem outros tantos anônimos espalhados pela Terra.
Servos de Deus que planejam leis de justiça e amor, que escrevem livros convidando os homens à concórdia, à fraternidade, que levam consolo a corações desesperançados.
Servos de Deus cujas mãos curam feridas, executam a limpeza das cidades, dos lares.
Servos de Deus que têm corações que amam o velho desamparado, o doente terminal, a criança abandonada, erguendo lares, asilos, hospitais e servindo-os.
Servidores que produzem grãos que alimentam corpos, que plantam flores para colorir os jardins e nos perfumar as vidas.
Servos que persistem, mesmo em meio às maiores adversidades, e planificam estratégias para debelar a miséria, o analfabetismo, a enfermidade, a fome.
Servos de Deus são todos os que compreendem os revoltados, os angustiados, relevando-lhes os atos impensados e estendendo-lhes mãos fraternas para o reequilíbrio.
Servos de Deus são todos os que toleram o azedume, a irritação alheia e estabelecem pontes de serenidade entre os homens.
Enfim, servos de Deus são todos aqueles que colaboram com a obra do Criador e, de alguma forma, para o bem-estar da Humanidade.
* * *
O melhor título que podemos almejar para nós é o de servidor.
Se rememoramos a última ceia de Jesus, na quinta-feira que antecedeu Sua morte, nos acode à mente a cena em que Ele toma de uma bacia com água e se põe a lavar os pés dos Seus apóstolos.
Tarefa que era própria dos escravos, à época.
E, conforme as anotações do evangelista Lucas, enquanto Seu colegiado discutia quem seria o maior entre eles, Ele afirmou: Eu estou entre vós como aquele que serve.
Não busquemos outros títulos senão a honra de servidores.
Redação do Momento Espírita, com
transcrição do Evangelho de Lucas,
cap. 22, vers. 27.
Em 4.12.2024
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>