Centro-Oeste deve liderar crescimento do setor imobiliário nos próximos anos, apontam especialistas
Com economia aquecida principalmente no agronegócio, avanço populacional e alta nas vendas de imóveis, o Centro-Oeste desponta como nova potência do mercado imobiliário brasileiro; especialistas destacam o papel estratégico dos corretores para atender à crescente demanda e a importância da educação profissional.
O crescimento econômico do Centro-Oeste, que desponta como uma das regiões mais promissoras do Brasil em 2025, tem sido fortemente alavancado pelo agronegócio. De acordo com recente estudo da Resenha Econômica Regional do Banco do Brasil, a região apresenta um dos maiores avanços no PIB deste ano, em razão principalmente do setor agrícola. Este cenário reflete diretamente no mercado imobiliário, que já mostra sinais claros de expansão e valorização nas principais capitais.
As vendas de imóveis cresceram em todas as capitais do Centro-Oeste em 2024, segundo dados da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc). Brasília se destacou com um salto de 44% nas unidades comercializadas, enquanto Cuiabá e Goiânia também seguiram em ritmo acelerado, com aumentos de 30% e 23%, respectivamente.
“Além de regiões conhecidas pela alta valorização imobiliária, como o litoral norte de Santa Catarina e grandes centros como São Paulo e Rio de Janeiro, o Centro-Oeste está em plena ascensão e deve se consolidar como uma das principais potências do setor nos próximos anos. A região vive um momento de transformação econômica, com avanços em infraestrutura e aumento populacional, o que eleva a procura por imóveis residenciais e comerciais. Para acompanhar esse movimento, o papel do corretor de imóveis é fundamental já que orienta sobre aquisições sustentáveis e acompanha todo o processo da compra, o que impulsiona o setor. Por isso inauguramos um polo do IBREP em Goiânia, com foco na qualificação de corretores. A cidade já soma mais de 3.500 profissionais atuando no setor e deve crescer de forma expressiva nos próximos anos”, afirma o especialista em mercado imobiliário e CEO do Instituto Brasileiro de Educação Profissional (IBREP), Diogo Martins.
“Os corretores exercem um papel essencial ao conectar compradores e vendedores, identificar tendências, avaliar oportunidades e movimentar o setor com novos negócios. Em cidades em plena expansão, como as do Centro-Oeste, essa atuação se torna ainda mais estratégica, além de contribuir diretamente para a valorização dos imóveis e o fortalecimento do mercado”, complementa Martins.
Para ingressar na profissão, é necessário realizar o curso Técnico em Transações Imobiliárias (TTI) em uma instituição credenciada e, após a formação, obter o registro no Conselho Regional dos Corretores de Imóveis (Creci), órgão responsável por regulamentar a atividade.
Sobre o IBREP
Fundado em 2006, o Instituto Brasileiro de Educação Profissional (IBREP) é referência nacional na formação de corretores de imóveis. Com mais de 40 polos espalhados pelo Brasil, o instituto já capacitou milhares de profissionais para atuar no mercado imobiliário, sempre priorizando a qualificação e o desenvolvimento contínuo.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>