Práticas seguras evitam riscos de golpes nas transações financeiras digitais
Crédito Divulgação Unicred
Especialista dá dicas de segurança para proteger dados no setor de cooperativas de crédito
Com o avanço das operações financeiras digitais, a segurança tem se tornado uma preocupação crescente, especialmente em um cenário onde fraudes e golpes online são cada vez mais frequentes. No Brasil, um em cada quatro brasileiros (24%) perderam dinheiro nos últimos 12 meses com crimes cibernéticos, como golpes de clonagem de cartão, fraudes na internet ou invasão de contas bancárias. Os dados constam na pesquisa recém divulgada pela DataSenado em parceria com a Nexus — Pesquisa e Inteligência de Dados, empresa da FSB Holding. Participaram do levantamento mais de 21 mil brasileiros de todos os estados.
Em meio a esse cenário, a Unicred - cooperativa financeira com forte atuação no país, tem alertado para a importância de medidas preventivas no ambiente digital e reforçado seu compromisso em proteger os cooperados de ameaças virtuais. De acordo com a diretora-superintendente da Unicred Central Multirregional, Carolina Ramos, embora o uso de plataformas digitais tenha facilitado o acesso a serviços financeiros, ele também ampliou as oportunidades para ataques cibernéticos.
“O crescimento das transações online nos últimos anos foi exponencial, mas isso também trouxe desafios em relação à segurança. Por isso, é essencial adotar práticas que garantam a proteção dos dados e das transações", afirma.
Segundo a especialista, entre as principais orientações para os cooperados estão: uso de autenticação em duas etapas, além da atualização frequente de senhas e monitoramento constante de extratos e movimentações. Ela reforça que a Unicred tem investido em tecnologias de segurança avançadas e na educação financeira dos cooperados, para que estejam sempre informados sobre as melhores práticas de proteção.
A Unicred também promove ações e workshops voltados à conscientização sobre cibersegurança, alertando para os tipos mais comuns de fraudes, como phishing e clonagem de cartões, além de incentivar o uso de canais digitais próprios e certificados. Essas ações têm se mostrado essenciais para mitigar os riscos de fraudes no sistema financeiro, especialmente em tempos de maior digitalização, conforme explica Carolina.
“Com essas medidas, a Unicred reafirma sua missão de oferecer segurança e confiança nas operações financeiras, assegurando que seus cooperados possam realizar transações com tranquilidade em um ambiente digital cada vez mais desafiador”, enfatiza.
A gestora acrescenta que na Unicred, o cooperado conta com canais digitais que possuem layout clean e navegabilidade mais intuitiva, para facilitar a interação. Outro recurso disponibilizado pela instituição é o depósito de cheque online. “Hoje, mais de 85% das transações são nos canais digitais e a Instituição vem investindo em melhor usabilidade dos aplicativos e internet banking, buscando uma solução ágil, de fácil acesso e segura”.
No caso da Unicred, caso o cooperado suspeite de mensagens incomuns e suspeita de movimentação estranha nas transações financeiras, deve procurar imediatamente a Central de Relacionamento da cooperativa: 0800-200-7302 (WhatsApp) ou 3003-7703 (capitais e regiões metropolitanas).
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário