Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Maioria dos varejistas tem dificuldade em definir preços competitivos e rentáveis

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mateus Borge de Freitas
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Maioria dos varejistas tem dificuldade em definir preços competitivos e rentáveis

Pesquisa do cenário de pricing no varejo brasileiro mapeia as principais dificuldades e oportunidades do setor.

A precificação ainda é um cenário novo e desafiador na estrutura de empresas do varejo de diversos segmentos e tamanhos. A InfoPrice, maior empresa de tecnologia de pricing do Brasil, realizou a pesquisa Cenário do Pricing no Varejo 2023, apresentada durante o Pricing Conectado, principal evento focado em precificação nacional.

A pesquisa teve como objetivo entender o cenário do setor de pricing dentro do segmento varejista dos canais alimentar, farmacêutico e home center, focando especialmente na maturidade da área e de processos. Foram entrevistados 303 varejistas durante o período de 20 de abril de 2023 a 30 de agosto de 2023.

Por se tratar de uma novidade no setor, algumas empresas não investem em qualificação e contratação de especialistas para lidar com o assunto. Notou-se que 50,2% das equipes responsáveis por estratégias de precificação são formadas por 2 a 4 colaboradores.

As respostas mostraram que, em nível de maturidade de estratégias de precificação, 19,5% dizem não utilizar preços psicológicos, enquanto 49,5% dos entrevistados avaliam as promoções como alta maturidade.

Um dos principais desafios do varejo é definir preços competitivos e rentáveis simultaneamente, conforme 51,79% dos varejistas apontam. São empresas que sofrem com a falta de investimento em tecnologia e ferramentas (47,5%). Sendo que 45,5% dos respondentes afirmam executar os preços manualmente, com maior destaque para o markdown, com 52% executando somente em planilhas.

O varejo cada vez mais omnichannel pede atenção na precificação. A maior parte dos varejistas aplica preços menores nos canais digitais, em relação às lojas físicas. O único canal que apresentou um comportamento diferente foram os marketplaces de terceiros, onde os preços menores representam apenas 13,6% das respostas, possivelmente por conta das taxas aplicadas pelos proprietários desses canais, forçando o varejista a recompor sua margem elevando os preços.

A determinação do preço deve levar em consideração diversas variáveis, dentre elas a concorrência, estoque, público-alvo, localização e serviços. Contudo, 84,3% dos varejistas julgam que ter uma margem de lucro saudável é o fator mais importante na determinação de preços.

Para 83,1% dos varejistas, dados de preço sobre a concorrência são de altíssima/alta importância na hora de definir seus preços. Porém, quase 40% dos varejistas ainda se utilizam de pesquisas em sites e redes sociais para tal, consumindo muito tempo dos profissionais nas funções.

Apenas 0,35% acredita não haver benefícios na precificação inteligente, enquanto 44,91% veem o maior impacto na margem, seguido pela melhora na percepção de preço pelos consumidores, com 28,4%.

Paulo Garcia, CEO da InfoPrice, comenta sobre a importância da pesquisa: "Analisando as respostas dos varejistas, percebemos que, apesar dos grandes desafios, há muita oportunidade de profissionalização, crescimento e aderência a novas técnicas e tecnologias. O amadurecimento do pricing no Brasil é urgente e benéfico, não apenas para as empresas - que podem negociar melhor com a indústria e lucrar, mas também para os consumidores que, a partir da competitividade entre os players, vão ter acesso a preços mais justos."

Garcia completa dizendo que no mercado internacional o pricing está avançado. "Visito anualmente diversas feiras do setor e varejos de fora, e é possível ver cada vez mais investimento em novas tecnologias. Enquanto no Brasil estamos patinando em estratégias básicas de preço, por lá a mudança de preços acontece diversas vezes ao longo do dia (precificação dinâmica), além de avanços na inteligência artificial e machine learning", finaliza o CEO.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

800 caracteres

Security code Atualizar

Enviar
:D:lol::-);-)8):-|:-*:grrr::sad::cry::o:-?:-x:eek::zzz:P:roll::sigh: