Expectativa de vendas para o Natal cresce em 2020
Pela primeira vez, compras online irão superar as lojas físicas
De acordo com dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a estimativa de arrecadação no Natal 2020 é de R$ 38,1 bilhões, um aumento de 3,4% em relação ao ano anterior, 2019.
Com o crescimento estimado, o varejo voltará ao patamar de anos atrás, quando chegou a 3,9%, em 2017. “Muitos fatores contribuem para o retorno do fôlego do mercado como, por exemplo, o crescimento no número de comércios online, além, claro, de fatores como descontos, o prazo estendido para pagamento, a liberação do FGTS e o pagamento do 13º salário.” menciona a Estrategista de Negócios, Tânia Gomes Luz.
Já segundo a Conversion, empresa especializada em compras online e tráfego, mesmo que o Brasil tenha registrado recorde histórico de 14,1 milhões de desempregados, os presentes de Natal da maioria dos brasileiros estarão garantidos: 83% dos entrevistados afirmaram que presentearão alguém.
“O novo normal, que começou em março estendeu-se durante todo o ano, está levando o consumidor brasileiro a mudar profundamente os seus hábitos e, pela primeira vez, um Natal terá mais compras por e-commerce do que por lojas físicas.”, aponta o CEO da Conversion, e idealizador do estudo, Diego Ivo.
Outro dado curioso é que, depois das lojas virtuais, que somam 31,94% das intenções de compra, aplicativos de lojas e marcas aparecem em segundo lugar, como preferência entre os brasileiros, com 22,53% das respostas. Ambos os canais online totalizam 54,47% das intenções durante este Natal, reforçando a importância da internet e o avanço do varejo online.
“O final de ano é a melhor época para impulsionar as vendas, por causa de datas como Black Friday, Cyber Monday e Natal. Para atender nossos clientes durante as datas nós reforçamos nossa equipe de atendimento e fizemos ações específicas para cada evento.”, destaca o Diretor da La Femme, José Augusto.
A previsão no aumento de vendas durante o Natal também influencia na contratação de temporários. “Desde que começou a pandemia já contratamos mais de 40 funcionários. Nossa demanda de Black Friday foi tão alta que tivemos que aumentar ainda mais as vagas temporárias. É importante ressaltar que na vaga temporária existe uma grande oportunidade de efetivação, mas, claro, tudo depende do desempenho do profissional.”, comenta a CEO da Dassi Boutique, Sirlene Costa.
Conforme a CNC, serão contratados 70,7 mil trabalhadores temporários para atender a demanda da data, mas o número ainda é 19,7% menor do que o registrado em 2019 (88 mil).
Entretanto, mesmo com otimismo, relacionado às vendas, é necessário ter cautela e atenção ao período. “O Natal foi uma data fundamental para o varejo de 2019, e esperamos que o Natal 2020 seja semelhante. Ainda assim, alguns fatores como preço, entrega e logística podem influenciar a opinião do consumidor. Por isso, é primordial que o empreendedor saiba precificar seus produtos e gerenciar tal operação.”, pontua Tânia Gomes.
Tânia Gomes Luz
Conselheira e Estrategista de Digital Branding, Founder da GirlBoss, com mais de 10 anos de carreira, a profissional teve grandes cargos de destaque no meio empresarial, foi CEO da 33&34 Shoes, Vice-Presidente da Associação Brasileira de Startups (ABSTARTUPS), Infracommerce, underDOGS, Maplink, entre outras. Atualmente, Tânia não se limita apenas a gerenciar empresas. Além de empresária e palestrante, a profissional é Conselheira do Comitê de Inovação da Associação Comercial de São Paulo, Digital Branding Professor na Be Academy e Board Advisor, Living Lab MS. Entusiasta e pesquisadora nas áreas de branding, cultura digital e startups.
La Femme
A La Femme é referência no segmento de calçados flats com pedrarias no Brasil. Com um parque fabril de 2.500 m², a marca produz para mais de 1.000 lojas multimarcas em todos os estados do Brasil e no mundo, como África do Sul, Bolívia, Colômbia, República Dominicana, Equador, Emirado Árabes Unidos, Estados Unidos, Paquistão, Paraguai. Com produção diária de 1.500 pares, a La Femme já produziu e distribuiu mais de 3,5 milhões/pares no mercado nacional e internacional.
Dassi Boutique
A Dassi, fundada em 2011, é uma marca que nasceu com o propósito de proporcionar às mulheres roupas com qualidade e valor acessível. As peças são focadas no público feminino e trazem todo o conceito de moda e tendência. A empresa possui o e-commerce e duas unidades físicas, com mais de 8 mil produtos disponíveis para compra. Atualmente, a marca emprega mais de 100 pessoas com faturamento em torno de R$ 10 mi.
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