CNC projeta crescimento de 64% nas vendas de Natal no varejo eletrônico
Para Felipe Dellacqua, especialista em e-commerce e sócio da VTEX, consumidores que não foram atingidos pela pandemia ficando sem emprego, por exemplo, acumularam dinheiro que deixaram de gastar com entretenimento e viagens e devem gastar para presentear no Natal
Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o volume de vendas projetado para o Natal desse ano subiu de 2,2% para 3,4% em relação ao mesmo período de 2019. De acordo com a entidade, a data deve movimentar em torno de R$ 38,1 bilhões em 2020, impulsionada pelo aumento de vendas pela internet. Se essa estimativa for confirmada, o setor poderá ter o maior avanço real de vendas no Natal desde 2017, o que equivale a um aumento de 3,9% em relação a este período.
Em relação ao varejo eletrônico, a CNC projeta crescimento real de 64% nas vendas voltadas para o Natal em relação ao mesmo período de 2019, o que é influenciado pelo aumento de compras virtuais que vem ocorrendo desde março, início da pandemia no Brasil.
"O Natal é uma época do ano em que compramos presentes para nossas famílias e amigos. Apesar de muitas pessoas estarem lotando lojas de comércio popular no centro, esse Natal deve ser um dos mais digitais que já vivemos em relação às compras. A taxa de contaminação em relação ao novo coronavírus tem aumentado e as recomendações de isolamento social estão sendo reforçadas nesse momento", comenta Felipe Dellacqua, VP de vendas e sócio da VTEX, multinacional que desenvolve plataformas de e-commerce presente em mais de 30 países.
A expectativa para as vendas também é grande, pois, segundo Felipe, muitas pessoas que não foram prejudicadas diretamente pela pandemia, não gastaram dinheiro com entretenimento e viagens. Dessa forma, muitos têm recursos guardados para comprar e presentear no Natal.
"O comércio eletrônico deu um salto neste ano, atingindo mais de 10% de todas as vendas do varejo. O crescimento foi de mais de 100% nesse período de pandemia. Os consumidores que não puderam gastar dinheiro com viagens e entretenimento, certamente, aproveitarão as oportunidades desse período", explica.
Para o especialista, o varejo já vem se preparando para o Natal há meses. Como desde março a demanda foi muito alta nas vendas online por conta da pandemia e do isolamento social, os lojistas estão muito mais preparados para as vendas e entregas acontecerem dentro do prazo e sem atrasos.
"O lado positivo de 2020 é que os varejistas já estão atuando com uma demanda alta desde abril desse ano. Acredito que neste ano será mais fácil passar pelo boom de vendas, pois existe uma preparação contínua desde o início da pandemia. Por outro lado, com o crescimento do setor logístico também durante essa pandemia, surgiram vários novas empresas para atuar nesse segmento tirando o gargalo de grandes transportadoras e gigantes do setor logístico como Uber, Cabify e 99Taxi, que entraram na hall de serviços de entregas de e-commerce fazendo o lastime", completa.
Sobre Felipe Dellacqua: É sócio e VP de vendas da Vtex (plataforma de Digital Commerce Solutions com presença em mais de 34 países) a frente de verticais como Fashion e Cross-Border. Presidente da ABECOM-CB (Associação Brasileira de E-commerce Cross-Border), Dellacqua foi um dos embaixadores do cross-border no país, sendo responsável pela criação do Movimento Brasil Global, que uniu a indústria de empresas globais para difundir o assunto no Brasil. Ministra cursos de MBA na Unicamp, ESPM, Faculdade Impacta e faz parte da banca de mentores do MBA de empreendedorismo da FIAP. Empreendedor serial do mercado digital desde 2006 e fundador de 4 empresas.
Sobre VTEX: A VTEX é a plataforma de Cloud Commerce que unifica a experiência do cliente em todos os canais em uma solução corporativa abrangente. Com uma infraestrutura "cloud auto-scaling" e um poderoso conjunto de aplicações, a plataforma acelera a transformação digital de operações complexas. A VTEX tem a confiança da Sony, Walmart, Whirlpool, Coca-Cola, Stanley Black & Decker, Nestlé e mais de 2.500 lojas on-line em 28 países. Em 2018, a empresa foi nomeada uma das principais players nas plataformas de comércio digital pelo IDC e Gartner. Como resultado da infraestrutura de ponta da plataforma, bem como de suas inúmeras soluções nativas integradas (mais de 1.000 parceiros estrategicamente posicionados globalmente, incluindo marketplaces, agências de implementação, empresas de pagamento e logística), a VTEX continua liderando o setor onde muitas empresas estão fornecendo serviços com tecnologias não atuais.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>