Apesar da Alta na ‘Prévia do PIB’, Recuperação do Emprego é Lenta
Dados do IBC-BR não indicam ampliação de atividade em serviços
O IBC-BR, índice do Banco Central considerado uma prévia do PIB, apresentou crescimento de 1,06% em agosto quando comparado ao mês anterior. Na comparação com agosto de 2019, a queda é de 3,9%, versus um recuo de 3,7% entre julho de 2019 e julho de 2020. O crescimento da atividade econômica em agosto está concentrado no agronegócio, construção civil, alimentação e tecnologia, com destaque para os aplicativos de delivery.
Para Leonardo Trevisan, economista e professor de Relações Internacionais da ESPM SP, a concentração da recuperação econômica em poucos setores indica problemas na economia de forma mais ampla. "Essa leve recuperação ocorreu em poucos setores e, mais importante, não contemplou os serviços. Por representar 70% do PIB e ser intensivo no uso de mão-de-obra, qualquer recuperação sem o setor de serviços não dá tração ao crescimento econômico", afirma.
Segundo o economista, o principal problema da economia brasileira na pandemia é a recuperação do emprego. Isso contrasta com outros países, mais desafiados pelas quedas recordes do PIB. "Em muitos países, o maior problema é a derrocada da economia a taxas superiores a -10%. No Brasil, a queda estimada de 5% é bem menor, o que é uma boa notícia. Porém, essa queda mais suave ocorreu justamente pela forte ação do Estado com o auxílio-emergencial. Esse recurso não estará mais disponível em breve, o que aumenta a importância da recuperação do emprego e da velocidade de crescimento", diz.
Sobre a ESPM
A ESPM é uma escola de negócios inovadora, referência brasileira no ensino superior nas áreas de Comunicação, Marketing, Consumo, Administração e Economia Criativa. Seus 12 600 alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação e mais de 1 100 funcionários estão distribuídos em oito campi - quatro em São Paulo, dois no Rio de Janeiro, um em Porto Alegre e um em Florianópolis. O lifelong learning, aprendizagem ao longo da vida profissional, o ensino de excelência e o foco no mercado são as bases da ESPM.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>