Como se tornar um trader profissional?
Estudar o mercado, conhecer os sistemas e manter o controle emocional são as chaves do sucesso
Seja pelas possibilidades de ganhar bem, ter liberdade para trabalhar de qualquer lugar ou qualquer outro motivo, muitos brasileiros desejam se tornar trader. De acordo com estas informações do Valor Investe¹, mais de 480 mil pessoas efetuaram esse tipo de operação neste ano.
Porém, embora a carreira seja promissora, ela é menos glamorosa do que parece. Ao contrário do que se pode supor, não é todo mundo que sai ganhando. Apesar de não ser necessário concluir um curso superior, para ser um trader é preciso ter uma série de conhecimentos. Entenda melhor!
Defina o tipo de trader que deseja ser
Primeiramente, é importante decidir que tipo de trader quer ser. O investidor pode ser autônomo e operar com o próprio dinheiro. Nesse caso, é possível seguir as indicações de carteiras de corretoras ou utilizar a técnica que desejar.
Também existe a possibilidade de ser um trader institucional e, por isso, tomar as decisões em conjunto a uma equipe. Esses profissionais atuam em bancos, financeiras, seguradoras, etc.
Há ainda aqueles que auxiliam os investidores a comprar e vender ações. Chamados de broker, eles apenas executam ordens, mas não criam as próprias estratégias.
Estude o mercado financeiro
Um dos aspectos mais interessantes da carreira de trader é que ela não depende de uma formação específica. Na verdade, a menos que você queira trabalhar em uma instituição, nem precisará fazer provas ou testes.
Para quem deseja trabalhar em uma empresa, é necessário comprovar o conhecimento por meio das certificações, como as da ANBIMA e da Ancord². Qualquer pessoa pode realizar essas provas, porém, é recomendável estudar todos os conteúdos que são cobrados. Até porque, os testes exigem bastante do candidato.
Caso queira atuar de maneira autônoma e com os próprios recursos, vale mais a pena buscar materiais por conta própria. Sites, jornais, revistas e canais no Youtube são ótimas fontes de conhecimento, basta escolher aquelas que mais se encaixa ao que deseja aprender.
Conheça as plataformas
Atualmente, boa parte do trabalho de um trader depende da tecnologia. Então, de nada adianta ter muito conhecimento técnico, se não conhecer os sistemas das corretoras e não tiver flexibilidade para entender como elas funcionam.
Além do mais, no caso de investimentos no exterior, como o de moedas estrangeiras, é importante pesquisar e buscar referências sobre as melhores corretoras de Forex³. Por não ser um investimento regularizado no Brasil, só é possível aplicar dessa forma em sites estrangeiros - e, por isso, ser rigoroso na seleção é fundamental.
Trabalhe a inteligência emocional
Segundo estudo da Comissão de Valores Mobili´rios (CVM), mais de 90% dos traders perdem dinheiro na Bolsa de Valores⁴. Isso não ocorre porque operar de forma on-line é inseguro ou qualquer tipo de fraude.
O maior risco para o trader, inclusive o profissional, está no controle das emoções. Muitas pessoas se deixam levar, quando percebem que estão ganhando dinheiro. Essa ambição excessiva pode fazer com que se arriscam além do que é inseguro, gerando as perdas.
Há também quem na primeira oportunidade já desista, sem avaliar o mercado de forma mais ampla. O ideal é: aprender com os erros, não querer ganhar muito dinheiro de uma só vez e agir com calma. Quando o investidor tem uma estratégia em mente, não adianta ele trocar sem embasamento, por simples medo.
Comece aos poucos
Para quem está entrando no mercado trader agora, é importante ir com calma. Enquanto estuda e lê mais sobre o mercado, você pode utilizar sistemas que simulam as operações de compra e venda.
Além disso, apostar mais do que tem (alavancagem) não é o recomendável no momento, apenas quando já se tem experiência e um colchão de capital para sustentar os gastos.
Mesmo que os ganhos iniciais sejam pequenos, eles são mais interessantes do que possíveis perdas significativas. Então, não tenha medo de dar um passo de cada vez.
Como visto, a carreira de trader profissional é menos glamorosa do que muitos acreditam. Por trás dos altos rendimentos - que não são sempre garantidos, vale destacar - há muito conhecimento, controle emocional e análise dos próprios erros. Mas não deixa de ser um caminho interessante para quem gosta do mercado financeiro.
Fontes:
2: https://einvestidor.estadao.com.br/mercado/certificados-trabalhar-mercado-financeiro
3: https://tradingnobrasil.com/
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>