Preço da gasolina registra variação de até 28% nos estados brasileiros na primeira quinzena de setembro, aponta Ticket Log
Acre registrou o maior valor para o combustível, sendo encontrado a R$ 5,136; o menor preço ficou com o Amapá, com média de R$ 4,002 nas bombas
As análises do fechamento da primeira quinzena de setembro do Índice de Preços Ticket Log (IPTL), revelam que a gasolina registrou variação de até 28% entre os estados brasileiros. A liderança de maior preço ficou com o Acre e a de valor mais baixo foi a registrada no Amapá. A média nacional encontrada nas bombas de todo o País foi de R$ 4,568 - registrando um aumento de 2,69% frente ao mesmo período de agosto.
Ao considerar o recorte por região, o Centro-oeste segue liderando com a gasolina mais cara, sendo encontrada no valor médio de R$ 4,629. O combustível é cerca de 5% mais barato na região Sul do que no Centro-oeste. No Sul, a gasolina foi encontrada a R$ 4,393 em média nas bombas.
Todas as regiões brasileiras sofreram aumento no preço do combustível se comparado à mesma quinzena de agosto - o Centro-oeste teve aumento de 3,28%, o Sul de 3,17%, o Norte de 2,79%, o Sudeste de 2,65% e o Nordeste, apresentando menor variação, com 2,20%.
O etanol chegou a registrar 58% de variação de preços entre os estados brasileiros. Segundo o Índice, o maior preço registrado para o combustível foi no Rio Grande do Sul, fechando com R$ 4,111 e o menor valor foi encontrado no estado de São Paulo, com média de R$ 2,681.
Já no recorte por regiões, o Centro-oeste segue registrando o preço do etanol mais baixo do País, R$ 3,102. O mais alto ficou com a região Norte, que apresentou a média nas bombas de R$ 3,702. Ainda assim, a região foi a única que registrou queda no valor do combustível - 0,32% frente o mesmo período do mês passado.
Segundo o Índice, o etanol valeu mais a pena do que a gasolina em apenas 10 estados brasileiros. “Mesmo com a chegada da nova gasolina ao mercado e com o combustível apresentando alta nos últimos meses, ele ainda continua sendo o mais vantajoso frente ao etanol na maioria dos estados do País”, afirma Douglas Pina, Head de Mercado Urbano da Edenred Brasil.
Na média geral nacional, o etanol fechou a quinzena com média de preço de R$ 3,477 e um aumento de 0,87% frente ao mesmo período de agosto. O etanol que sofreu maior aumento (6,43%) foi o de Mato Grosso, que passou de R$ 2,706 para R$ 2,880 e o que apresentou maior recuo (4,67%) foi o do Piauí, que passou de R$ 3,557 para R$ 3,391.
Diesel e diesel S-10 lideram com maior aumento entre os combustíveis
O diesel e o diesel S-10 foram os combustíveis que apresentaram maior alta no período - 4,22% e 4% respectivamente. O diesel comum apresentou média de valor de R$ 3,742 nas bombas brasileiras e o diesel S-10 de R$ 3,789.
A variação entre os estados também foi bastante significativa, chegou à quase 39% para o diesel. O maior preço encontrado foi no Acre, por R$ 4,651, e o menor no Paraná, por R$ 3,349. Na comparação com o mesmo período de agosto, o diesel que sofreu maior aumento (6,24%) foi o do Rio Grande do Norte, que passou de R$ 3,447 para R$ 3,662. Em nenhum estado brasileiro o combustível apresentou queda.
Já o diesel S-10 figurou com média nacional de R$ 3,789, um aumento de 4% se comparado com o valor encontrado nos primeiros quinze dias de agosto. Mais uma vez, o Acre segue sendo o estado mais caro para abastecer com o combustível, apresentando média de R$ 4,636 nas bombas, e o Paraná com o menor valor, R$ 3,400.
No comparativo de aumento entre os estados, assim como o diesel comum, o diesel S-10 que sofreu maior aumento (5,61%) foi o do Rio Grande do Norte, que passou de R$ 3,562 para R$ 3,762. “Ao comparar as regiões brasileiras, é possível notar que o diesel e o diesel S-10 são cerca de 13% mais barato no Sul do que no Norte do País”, pontua o executivo.
O IPTL é um índice de preços de combustíveis levantados com base nos abastecimentos realizados nos 18 mil postos credenciados da Ticket Log, que tem grande confiabilidade, por causa da quantidade de veículos administrados pela marca: 1 milhão ao todo, com uma média de oito transações por segundo. A Ticket Log, marca de gestão de frotas e soluções de mobilidade da Edenred Brasil, conta com mais 25 anos de experiência e se adapta às necessidades dos clientes, oferecendo soluções modernas e inovadoras, a fim de simplificar os processos diários.
Sobre a Ticket Log
A Ticket Log integra a divisão de Frota e Soluções de Mobilidade da Edenred Brasil, juntamente com Repom e Edenred Soluções Pré-Pagas, com o propósito de valorizar o tempo das pessoas para que possam aproveitar mais e melhor a vida. A marca, que atua no mercado urbano, conecta pessoas e empresas a uma mobilidade inteligente por meio de soluções inovadoras que otimizam processos e apoiam no controle da gestão de deslocamento para organizações de todos os tipos e tamanhos.
Com mais de 25 anos de experiência, a Ticket Log conta com 30 mil empresas-clientes, administra, por ano, 1 milhão de veículos em sua base de clientes e quase 2,5 bilhões de litros de combustível, com uma rede de mais de 36 mil comerciantes credenciados. Entre os produtos disponíveis, estão: Ticket Car com a funcionalidade Log&Go, que permite o pagamento de diferentes meios de transporte e serviços veículos, como lavagens ecológicas de automóveis (App Easy Carros), caronas compartilhadas (App Zumpy), serviços de assistência 24h (App Fácil Assist) e recarga do bilhete único (Onboard Mobility); Ticket Fleet e Gestão de Manutenção.
A marca é uma das Maiores e Melhores do Transporte na categoria "Automação e Informática", no prêmio promovido pela OTM Editora e foi reconhecida como uma das "As 500 Maiores do Sul", ranking promovido pela revista Amanhã. Também foi eleita uma das melhores empresas para trabalhar na região Sul pela consultoria global Great Place to Work ® Institute (GPTW).
Sobre a Edenred
We connect, you win. A Edenred é uma marca global, que há 50 anos faz a diferença na vida das pessoas ao criar uma rede única e positiva entre empresas, comerciantes e empregados. Francesa, é líder mundial em soluções transacionais para estes públicos e administrou cerca de € 28,1 bilhões em transações, das quais 80% foram feitas via cartões, dispositivos móveis ou internet, em 2018. A Edenred está presente em 47 países e conta com uma rede 8.500 colaboradores focados na constante inovação e satisfação dos clientes.No Brasil, a oferta de produtos Edenred é baseada em três linhas de negócio: Benefícios ao Trabalhador (Ticket); Frota e Soluções de Mobilidade (Ticket Log, Repom e Edenred Soluções Pré-Pagas); e Soluções Complementares (Accentiv'). São mais de 130 mil empresas-clientes, 7 milhões de empregados beneficiados e 330 mil comerciantes credenciados.Em 2018, figurou na lista, com destaque, de As 100+ Inovadoras no Uso de TI, da IT Mídia na categoria Serviços, pelo terceiro ano consecutivo; além de ser um dos destaques em Serviços Financeiros no ranking Valor Inovação, promovido pelo jornal Valor Econômico. Também foi destaque no Prêmio Maturidade Digital, na categoria Meios de Pagamentos, promovido pelo jornal Valor Econômico e pela consultoria McKinsey & Company e vencedora do Prêmio Excelência e Inovação em PR - Troféu Jatobá 2018, na categoria Projetos Especiais, com o case "Serviço de Utilidade Pública".
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