10 motivos para os fundos imobiliários continuarem em alta
De acordo com um dos maiores especialistas no setor de Fundos Imobiliários no Brasil, Vitor Bidetti, os FIIs devem se destacar ainda mais nesse novo cenário da retomada da economia brasileira:
- Queda nas taxas de juros atuais e perspectivas de juros baixos no longo prazo. Os fundos imobiliários se beneficiam desse cenário, pois têm correlação inversa com a queda nas taxas de juros.
- Maior oferta de crédito imobiliário mais barato, alta demanda e oferta controlada de estoques, devem aquecer o setor imobiliário, que iniciou seu ciclo de recuperação e deve se destacar nos próximos 10 anos.
- Lançamento de Fundos Imobiliários ESG (ou ASG – ambiental, social e governança), que têm grande potencial de atrair grandes investidores nacionais e internacionais, criando inclusive uma ponte para investidores estrangeiros que estejam impedidos de investir no Brasil desde que o País perdeu o Grau de Investimento.
- Alguns segmentos devem crescer acima do crescimento médio da economia, como o e-commerce, que impacta positivamente os fundos imobiliários de galpões logísticos.
- A vacância em lajes comerciais, classe A / A+ de São Paulo estava em queda, atingindo níveis mais baixos e não há previsão e nem espaço para muitos lançamentos imobiliários nas regiões e classe, dos edifícios que compõem os portfólios dos principais fundos imobiliários de escritório.
- Apesar da crise sanitária e econômica causada pelo COVID-19, os fundos imobiliários (IFIX) se mostraram mais resilientes que outras classes de renda variável, como investimentos em ações (IBOVESPA), pois recuaram menos e estão se recuperando mais rápido.
- Dentro da indústria de fundos de investimentos (aproximadamente R$ 5 trilhões no Brasil), os FIIs têm grande potencial de crescimento, pois hoje representam apenas 3% do total de investimentos e chegar em 10% nos próximos anos, considerando o cenário de taxa de juros muito baixa e busca por diversificação.
- Para quem gosta de investir em imóveis, os Fundos imobiliários trazem a oportunidade de investir em grandes empreendimentos, como galpões logísticos, grandes edifícios de lajes comerciais, shoppings, com pouco dinheiro, além de poder diversificar entre diferentes fundos imobiliários, em distintos setores da economia e contar com a gestão profissional de gestores especializados.
- Se o investidor precisar desinvestir parte do seu dinheiro, é possível fazer isso, vendendo apenas algumas cotas. Possibilidade que não existe quando se investe no imóvel físico.
- Os rendimentos mensais advindos dos investimentos em fundos imobiliários são isentos de imposto de renda, o que o torna ainda mais atrativo em cenário de taxas de juros baixas.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>