Fintech mineira aposta em inclusão financeira como caminho para alavancar economia nacional
Em dois anos de existência, U4crypto já é responsável por diversos cases de sucesso, além de facilitar a vida de quem precisa se inserir no universo financeiro
Com a pandemia da Covid-19, a economia sofreu uma perda ainda com consequências incalculáveis. Antes mesmo desse período, a inclusão financeira já era considerada a grande aposta de diversos especialistas para que o mercado econômico brasileiro finalmente alcançasse um nível muito maior do que o atual. De acordo com informações cedidas pelo Banco Central na CIAB FEBRABAN Live 2020, a inclusão financeira pode ser a solução para retomar a economia após o impacto do novo coronavírus no mundo.
Enquanto isso, em 2018, a fintech mineira U4crypto já colocava o assunto em destaque e esse se tornou o principal motivo para que a empresa se estabelecesse no mercado. Em 2018, os sócios Túlio Ornelas Iannini, Roberto Martins e Tito Lívio de Figueiredo, fundaram a startup e identificaram o mesmo problema: a exclusão financeira de milhões de brasileiros.
Até então, segundo a Global Findex, no Brasil, mais de 48 milhões de pessoas não tinham acesso a serviços bancários básicos, algo que, por ano, era responsável pela perda de bilhões de reais para a economia nacional. Túlio Ianini, CEO da U4crypto, explica que o modelo atual dos bancos não atende às reais necessidades dos brasileiros e ainda torna todo o processo muito burocrático para as ferramentas tecnológicas e agilidade que o mundo atual precisa.
“Por isso, o objetivo principal da U4crypto se tornou a inclusão financeira por meios seguros e ágeis de realizar qualquer tipo de transação bancária. A intenção é que organizações dos nichos mais diversificados possam construir uma espécie de ‘banco próprio’ para conversar com seu público, sem a necessidade de passar por taxas surreais, demorar dias para conseguirem efetuar um pagamento e o principal: fazer tudo de forma fácil para que qualquer pessoa consiga entender os processos e utilizar os serviços que precisam”, conta.
Modelo White-label facilita vida de empresas
A U4crypto se tornou o meio em que qualquer empresa pode se tornar parte do mercado financeiro e trazer consigo cidadãos que precisam se inserir no universo econômico para alavancar o poder financeiro pessoal e, consequentemente, a economia nacional. “Nós criamos uma plataforma que opera no modelo white-label, em que a empresa insere sua própria marca e começa a utilizar os serviços disponibilizados em nosso sistema”, diz.
Ou seja, toda a cartela de colaboradores tem a possibilidade de andar com seu banco no bolso e realizar transações em segundos na palma da mão apenas utilizando o celular. “A redução da burocracia e taxas torna ainda mais fácil a utilização do sistema para qualquer realidade. Dessa forma, quem nunca utilizou um banco antes, por exemplo, pode aprender a fazer isso em poucos minutos”, destaca.
Cases de sucesso
Em menos de dois anos de existência, a U4crypto se transformou em uma das plataformas mais completas, econômica e ágil do mercado. O reflexo disso está em diversos casos de sucesso que facilitaram a vida de diversas empresas e dos colaboradores no mercado econômico. Túlio enfatiza o case de sucesso de um dos seus principais clientes. “Nosso primeiro cliente foi a empresa Digital Freedom. Ela nasceu para atender pessoas que possuem renda, mas com dificuldade de operação com os bancos”, revela.
O principal público da empresa são os chineses. Porém, a maioria possui dificuldade de comunicação, já que não dominam o português. “Dessa forma, eles precisavam de um atendimento especial para confiarem no local que iriam movimentar suas finanças. A Digital Freedom, com o uso da plataforma U4crypto, passou a oferecer para eles um conjunto de serviços de consultoria e a conta da Carteira Digital agregou alto valor para estes usuários.
O índice de satisfação com os chineses atendidos supera muito aos dos bancos tradicionais. Praticamente 90% do público atendido demonstra, por meio de pesquisa, satisfação com a plataforma. Em abril de 2020, com a adesão da emissão de cartões, o volume de clientes aumentou significativamente (30% ao mês) e a Digital Freedom fará nos próximos meses um importante expansão da sua estrutura”, revela.
Fonte: Túlio Iannini, CEO da U4crypto. Possui mais de 20 anos de experiência em TI e como empreendedor na área. Atuou como Presidente da ASSESPRO-MG e Vice Nacional (Federação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação) entre 2009 e 2012. Participante do programa de aceleração de Startups da ENDEVOR Brasil - Scale Up 2018. É mestrando em Administração com MBA em Gestão da Competitividade e Graduado em Comunicação Empresarial.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>