Projeto desenvolvido pelo Sidia é premiado no IGCSE 2020
Solução auxilia grandes empresas a otimizar o desenvolvimento de softwares em países diferentes de maneira remota
Referência em inovação, o Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia teve um de seus projetos como vencedor do prêmio de melhor artigo na sua categoria (Experienc report) na IGCSE 2020, importante conferência internacional de engenharia de software. Nomeada Moray-STF, a solução foi desenvolvida para auxiliar a coordenação e desenvolvimento de hardwares e softwares remotamente em países diferentes.
O projeto atua reduzindo o tempo de acesso e preparação de dispositivos móveis para atividades de desenvolvimento e testes. Isto é feito através da substituição do acesso físico ao aparelho pelo acesso remoto, pela internet. Esta redução proporcionou um corte de até 6 horas nas rotinas de desenvolvimento e testes.
Baseada em open source (software aberto), a ferramenta traz uma série de benefícios graças ao controle remoto de dispositivos, o que possibilita maior interação e compartilhamento de recursos entre times em localidades distintas. “As grandes empresas de tecnologia possuem várias unidades de trabalho e, muitas vezes, o deslocamento dos aparelhos móveis de um país ao outro causa erros e atrasa o desenvolvimento. O Moray-STF possibilita acesso remoto das equipes independentemente da localização, otimizando os processos e agilizando as tarefas”, afirma o desenvolvedor de software do Sidia, Eberth Cruz, um dos autores do artigo.
Além de ajudar outros institutos parceiros, o projeto também tem sido importante para o Sidia durante a pandemia. “Mesmo em home-office, conseguimos compartilhar os dispositivos com nossos times de desenvolvimento apenas com o telefone conectado à internet. Assim, os colaboradores conseguem realizar suas tarefas em segurança, sem precisar ir ao instituto”, ressalta o gerente sênior da área de Model do Sidia, André Neto.
O Moray-STF concorreu com outros 18 projetos - cinco foram para a fase final. O case também está disponível na plataforma colaborativa Open STF (https://openstf.io/), onde desenvolvedores do mundo todo podem utilizar as funcionalidades e ajustarem de acordo com suas necessidades.
Os autores do artigo são os desenvolvedores Klinsman Gonçalves, Yasmine Vaz, Eberth Cruz, Rafael Silva, Lineker Souza, Fábio Azevedo, Eduardo Sardinha, Paulo Fonseca e Cícero Pahins.
SOBRE O SIDIA
O Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia é um centro de pesquisa, desenvolvimento e inovação, sediado em Manaus, Amazonas e com filial em São Paulo, responsável por implementar soluções digitais inovadoras para o mercado local e global.
Fundado em 2004, o Sidia atua no desenvolvimento de software embarcado para celulares, tablets, novas tecnologias vestíveis (wearables) e smart TVs, plataforma e aplicação para óculos de realidade virtual, realidade aumentada, inteligência artificial e criação de games de classe mundial.
Como entidade privada, o Sidia é formado por pessoas incríveis, das mais variadas formações intelectuais e culturais, com diferentes visões de mundo e apaixonadas por inovação, seu DNA. É este potencial humano aliado à tecnologia que os move a contribuir para uma sociedade melhor, tornando a vida das pessoas muito mais fácil e divertida.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>