Estudo da Inovasia mostra como pandemia mudou comportamento de consumidor
Análise revela 10 tendências de consumo validadas na China do "novo normal": país saiu da quarentena há dois meses. Impactos afetam varejo, meios de pagamento, comunicação e transportes
Um estudo conduzido na China pela consultoria Inovasia analisou o comportamento dos consumidores locais ao longo dos meses de abril e maio, período em que o país retomou suas atividades econômicas após 60 dias de quarentena, entre fevereiro e março. "A China é um farol para nós pois, apesar das muitas teorias sobre como será a vida no ´novo normal´, esta é a única grande economia do mundo que vive há mais de dois meses o período pós-quarentena, com o retorno das crianças às aulas, reabertura de shoppings, restaurantes e espaços para eventos", afirma Felipe Zmoginski, CEO da Inovasia.
A análise confirmou, por exemplo, a expectativa de muitos analistas de que o pós-pandemia registrará alta excepcional no consumo, em função das demandas reprimidas e do comportamento de indulgência. Lojas de luxo em Beijing e Xangai, registravam vendas recordes nos primeiros dias pós reabertura. Planos de longo prazo, no entanto, foram suspensos. Mais de 60% dos contratos de financiamento imobiliário no país foram cancelados ou renegociados no período.
Mesmo com o retorno à normalidade e após muitas semanas sem um único novo caso de infecção, comportamentos adquiridos na quarentena foram mantidos, como a aversão a pagamentos com dinheiro em espécie ou qualquer meio que exija contato físico com máquinas e botões e o uso intensivo de serviços de delivery. Até mesmo "late adopters", usuários que só aderiram aos apps de compra e entregas em momentos de lockdown, agora, não desejam abrir mão desta comodidade. Mais de 60% destes usuários disseram que seguiram comprando por apps, agora que viram que eles "funcionam de verdade".
O documento, conduzido por especialistas na China e redigido no Brasil, agrega em 10 mudanças principais as transformações que afetarão o funcionamento do e-commerce, as empresas de logística, o mercado de saúde, alimentação e de notícias, por exemplo, já que a crise sanitária despertou maior consciência sobre os efeitos negativos da circulação de fake news. Apesar das diferenças geográficas, culturais e de maturidade tecnológica entre a China e diversos países do Ocidente, várias das tendências registradas no país asiático, que saiu antes da crise, servem de insight para decisões estratégicas de gestores e líderes em países como o Brasil, em que mudanças de comportamento de consumo serão inevitáveis no pós-pandemia.
Sobre a Inovasia
A Inovasia é uma empresa de educação executiva e consultoria de negócios que auxilia líderes brasileiros a se conectar com os modelos de negócio e inovações surgidos na Ásia, por meio de viagens, cursos online e palestras, bem como auxilia empresas brasileiras a se instalar e obter investimentos na China. Em 2019, a Inovasia levou mais de 100 executivos e tomadores de decisão de bancos, companhias aéreas, fundos de investimento e do setor de varejo a visitas técnicas e intercâmbio de inovação na China, Israel e Índia.
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