Chegada do Whatsapp Pay No País Revela Características do Mercado Brasileiro
Especialista da ESPM aponta três particularidades que pesaram na escolha do Brasil como mercado teste para o recurso
O grande número de brasileiros conectados à internet, a crescente quantidade de usuários do WhatsApp e a popularização das plataformas de pagamento eletrônico são os três fatores que favoreceram a escolha do Brasil como mercado teste para o WhatsApp Pay, novo recurso de pagamento e transferência do aplicativo. A análise é de Willian Rocha, professor de redes sociais da ESPM Rio.
"O Brasil tem cerca de 70% de sua população conectada e possui a maior penetração no uso do WhatsApp no mundo", diz Rocha, que lembra que os dois maiores aplicativos de mensagens do mundo são do Facebook. "O Facebook Messenger é muito utilizado na Europa e nos Estados Unidos, diferentemente do que acontece aqui, em que o WhatsApp é o destaque."
Cada vez mais as movimentações financeiras estão migrando para o digital, além dos aplicativos bancários, iniciativas como PagSeguro, AME ou PicPay ajudam a popularizar as plataformas de pagamentos on-line. "Há uma significativa geração de novos consumidores de produtos derivados de fintechs no Brasil, mercado que vem se consolidando desde 2018", diz Rocha.
A China, um dos maiores polos de inovação do mundo, já havia incorporado essa funcionalidade de pagamento apresentada pelo WhatsApp Pay há alguns anos no Wechat, serviço multiplataforma de mensagens instantâneas. Para o especialista essa é uma tendência que já estava acontecendo há muito tempo na China e, apesar da demora, começa a ser aplicada no Brasil.
Sobre a ESPM
A ESPM é uma escola de negócios inovadora, referência brasileira no ensino superior nas áreas de Comunicação, Marketing, Consumo, Administração e Economia Criativa. Seus 12 600 alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação e mais de 1 100 funcionários estão distribuídos em oito campi - quatro em São Paulo, dois no Rio de Janeiro, um em Porto Alegre e um em Florianópolis. O lifelong learning, aprendizagem ao longo da vida profissional, o ensino de excelência e o foco no mercado são as bases da ESPM.
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