XP Inc. compra participação na fintech Fliper e se antecipa ao movimento de open banking no Brasil
▪ A aquisição de participação majoritária é a primeira de uma fintech após bem-sucedido IPO na bolsa norte-americana Nasdaq, realizado em dezembro;
▪ Os fundadores da Fliper permanecem com participação na empresa e 100% de independência na gestão do negócio, contando com a solidez e estrutura da XP Inc. para atingir um crescimento ainda mais relevante do negócio.
A XP Inc. (XP:NASDAQ) anuncia hoje a aquisição de participação majoritária na fintech Fliper, plataforma de consolidação automatizada de investimentos, que oferece aos seus usuários conectividade e ferramentas para realizarem uma autogestão financeira intuitiva e inteligente. Dessa forma, a XP Inc. acelera o movimento do open banking no Brasil e passa a oferecer aos seus clientes mais um diferencial para administrarem os seus investimentos. A aquisição também faz parte da estratégia de crescimento da XP Inc. e demonstra o potencial que a companhia enxerga nas fintechs, buscando sempre atrair os melhores empreendedores do país para oferecer aos clientes, cada vez mais, uma completa e melhor plataforma de investimentos. A Fliper e os seus fundadores (Felipe Bonani, Renan Georges e Walter Poladian) permanecem com uma participação na empresa e 100% de independência na gestão do negócio, contando com a estrutura da XP Inc. em áreas como segurança, tecnologia, backoffice e marketing para alcançar um crescimento ainda mais seguro e relevante do negócio.
Fundada em 2017, a Fliper nasceu com o propósito de transformar a relação das pessoas com suas finanças, oferecendo no aplicativo uma visão única dos seus investimentos em diversas instituições financeiras, permitindo a consolidação automática, comparação da performance da carteira, acompanhamento da evolução do patrimônio, entre outras funcionalidades. E, mediante autorização do usuário, é possível visualizar, ao mesmo tempo, as aplicações em diversos bancos e corretoras do país, incluindo XP Investimentos, Rico e Clear. A fintech já mapeia mais de R$ 7 bilhões em investimentos em sua plataforma e enxerga um grande potencial para superar a marca de 5 milhões de usuários, nos próximos anos.
"A Fliper vai nos aproximar ainda mais de nossos atuais clientes e ampliar o escopo de atuação da XP Inc. A intenção é que os usuários possam consolidar os investimentos detidos entre as nossas diferentes marcas e também em outras instituições financeiras. Temos convicção que ao oferecer uma total transparência e facilidade para a comparação dos produtos oferecidos, ficará mais evidente as vantagens de ser nosso cliente", diz Gabriel Leal, sócio e diretor comercial da XP Inc. "Tanto a XP quanto a Fliper trazem em seu DNA o foco em inovação e disrupção. Dessa forma, enxergamos um alto potencial de geração de valor a longo prazo, complementando cada vez mais o nosso ecossistema de investimentos", completa Bruno Constantino, sócio e diretor financeiro da XP Inc.
Para Renan Georges, sócio-fundador da Fliper, fazer parte da XP Inc. gera uma série de oportunidades para o crescimento exponencial do negócio. "Temos diversas sinergias que irão nos trazer muita segurança e acelerar o nosso crescimento nos próximos anos. Fizemos questão de garantir em contrato a independência da gestão para que os nossos usuários tenham a certeza de que trabalharemos da mesma forma com todas as instituições financeiras, oferecendo transparência e prestando sempre os melhores serviços alinhados aos interesses dos usuários", afirma.
A XP Inc. é uma das maiores instituições financeiras do país, dona das marcas XP Investimentos, Rico, Clear, Spiti, Infomoney e Leadr, entre outras. A companhia possui mais de 2 milhões de clientes e R$ 385 bilhões de ativos sob custódia. Nos últimos 19 anos, a empresa vem transformando o mercado financeiro brasileiro para melhorar a vida das pessoas, garantindo relações mais transparentes entre os clientes e as instituições financeiras.
O fechamento da operação está sujeito à autorização prévia do Banco Central do Brasil, nos termos da regulamentação aplicável.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>