Pandemia mudou o comportamento do consumidor
Pesquisa aponta aumento de 61% no uso dos meios digitais.
Os hábitos dos consumidores mudaram em virtude da pandemia que se instalou no país. Nos últimos dois meses, as compras online se tornaram prioridade na rotina dos brasileiros que registraram aumento no consumo desta modalidade em 61%, e afirmam que continuarão utilizando os meios digitais após a pandemia, os dados são da pesquisa da SBVC - Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo.
Segundo a especialista em marketing e comportamento de consumo, Carmela Sala, nesta quarentena, as compras de muitas categorias passaram a ser mais planejadas e o empresário mais criativo está se saindo melhor. Aquele que se reinventou, aderiu o delivery, ofertas vantajosas para seu cliente como preços, promoções e formas de pagamento facilitadas, por exemplo, está conseguindo manter bom relacionamento e receita no final do mês.
“Os lojistas do Sala Shopping, um dos edifícios comerciais mais antigos de São José dos Campos, estão atendendo seus clientes através do e-commerce na faixa de 80% e a maioria vem conseguindo absorver bem o aumento de demanda", afirmou.
Para criar essa relação de segurança, os meios digitais são imprescindíveis e ganham relevância ainda maior no contexto atual.
“É uma situação excepcional, onde a maior parte das pessoas foram atiradas para o mundo digital, que passa a ser o principal canal de convívio com a realidade”, analisa Carmela.
Ainda, de acordo com a especialista, considerando o Brasil a segunda nação mais viciada em internet do mundo, não é difícil entender porque o consumo digital cresceu e deve se manter na linha de frente.
Um estudo realizado pelo Hootsuite em parceria com a empresa We Are Social, mostra que estamos gastando em média, 6 horas e 42 minutos online por dia. Metade deste tempo é gasto em dispositivos móveis. Fazendo um cálculo de longo prazo, isso equivale a mais de 100 dias de tempo online todos os anos para cada usuário da internet no planeta, o que representa pouco mais de 27% de todos os anos das nossas vidas.
Esses dados nos levam a crer que o mundo virtual faz parte da vida das pessoas e a tendência é só aumentar, pois as novas gerações já nascem imersas às tecnologias.
Desde que a pandemia começou as necessidades de consumo não desapareceram, ao contrário, em alguns segmentos até aumentaram. Agora, é importante que os empreendedores fiquem atentos, pois o comportamento do consumidor vai variar de acordo com as etapas da doença e flexibilização do comércio.
A publicitária Flávia Valentim vê duas etapas importantes na construção de uma boa reputação digital: criação de conteúdo e as vendas em si. Para ela, é importante que as empresas criem conteúdo nas redes para ajudar os consumidores nesse momento desafiador.
Serviço:
Carmela Sala – Empresária, especialista em marketing e comportamento de consumo. Sócia da Carmela Empreendimentos e Participações.
Flávia Valentim – Publicitária, pós-graduada em marketing, mestre em desenvolvimento regional, ajuda empresas a potencializar sua reputação, autoridade, credibilidade e visibilidade, através de geração de conteúdo on-line / off-line, gestão de plataformas digitais, treinamentos in company, palestras, consultoria.
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