Copom faz novo corte na Selic e taxa básica de juros atinge mínima histórica
Por Ernani Reis, analista da Capital Research
O Comitê de Política Monetária (Copom) divulgou há pouco a decisão de cortar a taxa básica de juros em mais 0,75 pontos percentuais, superando o consenso de mercado de 0,50 p.p. A partir de agora, a Selic passa para 3% em mínima histórica, ficando pouco acima da projeção de 2,75% para o final deste ano.
Entre os principais motivos para tal decisão, estão os efeitos devastadores da pandemia de coronavírus sobre a economia brasileira. Além disso, o Copom também reforçou a mensagem de que a política monetária dependerá de novos dados sobre a economia e sobre a situação fiscal do país.
A leitura é que o Banco Central está confirmando a possibilidade de, ao menos, mais um corte de 0,25 p.p., se necessário futuramente. A notícia é positiva, principalmente após a agência de classificação de risco Fitch revisar para “negativa” a perspectiva de nota de crédito do Brasil.
Outro ponto importante foi a relevância dada à manutenção da agenda de reformas no pós-pandemia. É fato que tais reformas agora se tornam ainda mais desafiadoras, devido ao aumento do déficit fiscal.
Mas, se por um lado, a redução dos juros chega como medida para reanimar a atividade econômica, com uma inflação esperada de 1,97% para o final do ano, o juro real utilizado no cálculo dos rendimentos dos investimentos passa para 1,03% ao ano. Sendo assim, apesar do rendimento muito baixo, o fator segurança é o que passa valer neste período de incertezas.
Sobre a Capital Research
A casa de análises Capital Research pertence ao grupo Red Ventures, que conta com um portfólio de empresas digitais nas indústrias de educação, saúde, home service e serviços financeiros. A startup tem como missão entregar conteúdo relevante de forma gratuita aos seus usuários, como é o caso da Carteira Capital, que faz recomendações para investidores de perfil conservador, moderado e agressivo. Por meio de uma plataforma intuitiva e simples, o usuário pode contar com conteúdo de qualidade como newsletters, relatórios, cursos online e as próprias carteiras específicas de produtos de investimentos como a “Carteira de Ações”, a “Carteira de Renda Fixa” e a “Carteira de Fundos Imobiliários”.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>