Apesar da pandemia, 58% dos consumidores pretendem presentear nesse Dia das Mães
É o que revela pesquisa realizada pela plataforma ShopFully
Considerada uma das datas comemorativas mais importantes para as famílias brasileiras, historicamente, o Dia das Mães também desempenha um papel central para o faturamento do comércio varejista no primeiro semestre do ano. Diante das medidas restritivas impostas por diversos estados do país, com o intuito de conter o avanço da disseminação do novo coronavírus (Covid-19), lojistas e shopping centers se veem num cenário desafiador, com portas fechadas e receitas comprometidas. Contudo, mesmo diante da condição de quarentena/isolamento social, 58% dos consumidores pretendem comprar um presente nesse Dia das Mães. É o que revela o levantamento realizado pela ShopFully, plataforma de geolocalização especializada em shoppers, que faz o acompanhamento de toda a jornada de compra do consumidor, do planejamento à aquisição, influenciando o fluxo de clientes nas lojas físicas e e-commerces.
Na pesquisa sobre comportamento e intenção de compra realizada entre os dias 24 e 26 de abril, foram entrevistadas 1.674 pessoas de todas as regiões do Brasil, sendo a maior parte do público composta por mulheres (71%), na faixa dos 30 aos 39 anos (31%). Além do expressivo percentual de respondentes que afirmaram que irão comprar presentes na data, 55% afirmaram que já estavam realizando pesquisas com o intuito de verificar promoções, comparar preços e encontrar as melhores ofertas. Os dados ainda revelam que pouco mais de 11% dos entrevistados realizaram pesquisas com 7 dias de antecedência à compra, dado muito semelhante ao apurado em 2019, quando o percentual foi de 13,5%. De acordo com a ShopFully, 50% dos respondentes realizaram as pesquisas em sites ou aplicativos de ofertas.
Entre os presenteados na data, foi encontrada grande variedade de público. Como era esperado, a maior parte dos pesquisados pretende comprar alguma lembrança para as mães (81%), mas as sogras, esposas, avós não passam despercebidas, somando pouco mais de 44% das intenções gerais.
Já o produto preferido para aquisição pelos entrevistados, foi enquadrado na categoria Vestuário (40,23%). O ranking é seguido por Cosméticos (32%), Acessórios (24,3%) Eletrodomésticos (19,5%) e Eletrônicos (22%). Os valores investidos nos presentes estão na faixa de até R﹩ 50,00 para 20% dos entrevistados e até R﹩ 100,00 para 38% dos consumidores. 17% disseram que pretendem gastar até 150,00 e 11% vão investir até R$ 200,00. No entanto, mais do que o preço, a qualidade do produto é um fator importante que está sendo considerado por 61% dos consumidores na hora de comprar o presente.
E, pelo segundo ano consecutivo, o destaque Top of Mind, foi para O Boticário, marca associada ao Dia das Mães para 11% dos entrevistados.
Sobre a ShopFully
ShopFully é a representante brasileira das operações da ShopFully International Group, empresa fundada em 2010 na Itália. Por ter mais de 350 mil estabelecimentos já mapeados e ser fonte primária de informação para quem quer descobrir produtos e ofertas, a ShopFully conhece profundamente os interesses dos consumidores e os acompanha durante toda a jornada de compra, do planejamento à aquisição, influenciando fortemente o fluxo de clientes nas lojas físicas.
Com sede localizada em São Paulo, a plataforma mobile líder em drive-to-store está presente em outros oito países, como Itália, Espanha, México, Estados Unidos, França, Austrália, Nova Zelândia e Indonésia. Os serviços da ShopFully estão disponíveis em todas as principais plataformas móveis (Android, iOS,) e nos sites dos respectivos países.
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