Projeto de Lei cria o REFIS do Coronavírus
Proposta protocolada pelo deputado Alexis Fonteyne prevê a adaptação da Lei do Contribuinte Legal para possibilitar parcelamento de tributos em períodos de calamidade pública
Sancionada no último dia 14, a Lei do Contribuinte Legal permite ao governo captar recursos por meio da regularização de débitos fiscais e, ao mesmo tempo, reduzir os conflitos judiciais entre os contribuintes e a União. No entanto, diante da pandemia do novo coronavírus, o país enfrenta uma paralisação econômica, o que o leva à necessidade de postergação de prazos para o pagamento de tributos.
Atento a esse cenário, o deputado federal Alexis Fonteyne (NOVO) protocolou na Câmara um projeto de lei (PL) que tem por objetivo garantir um plano de recuperação fiscal às empresas durante o decreto de calamidade pública. Neste caso, seria instituído o Plano Especial de Regularização Tributária por força de Calamidade Pública (PERTCP) junto à Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil e à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, como uma espécie de REFIS do Coronavírus.
“Países com modelo tributário OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – têm facilidade na gestão de créditos tributários, pois o modelo IVA – Imposto sobre Valor Agregado – é transparente. Esses países enfrentam o atual momento através da postergação de prazos para pagamento de tributos. Isso permite liquidez às empresas e facilita a manutenção de sua atividade”, destaca Fonteyne, que também é empresário.
De acordo com a proposta, ao aderir ao PERTCP, a empresa poderá quitar os débitos, de natureza tributária ou não, vencidos até o último dia em que vigorar o decreto de calamidade pública – incluindo parcelamentos anteriores rescindidos ou ativos, em discussão administrativa ou judicial.
O projeto de lei prevê também a liquidação dos débitos, incluídos os de dívida ativa, em até 120 parcelas e o pagamento, em até 60 prestações, do saldo remanescente após a amortização de créditos.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>