Ainda provavelmente uma recuperação do mercado em baixa, preços do petróleo continuam vivos, a Rússia desiste do ouro
*Por Edward Moya, analista de mercado da OANDA em Nova York
As ações dos EUA estão em expansão depois que o Fed lançou uma nova instalação de recompra, a Casa Branca sinalizou que um quarto plano de estímulo está sendo trabalhado e a esperança do presidente Trump de um acordo de infraestrutura de US$ 2 trilhões. O renascimento de Trump com um acordo de infraestrutura provavelmente cairá em ouvidos surdos, já que a política partidária recuaria isso até depois da eleição. O humor de Wall Street também foi atenuado depois que a pandemia de coronavírus viu as mortes aumentarem em Nova York, enquanto a Espanha registra o maior salto em mortes. Está se tornando óbvio que as medidas de bloqueio em todo o mundo precisarão ser estendidas e isso provavelmente tornará a previsão de declínio do PIB de todos um pouco mais feia. Apesar da resiliência do mercado de ações de hoje, esse ainda é provavelmente um rali do mercado em baixa. A economia levará muito mais tempo para reiniciar e o impacto sobre o consumidor americano será duradouro.
FX
O dólar caiu inicialmente contra seus principais parceiros comerciais após o anúncio do novo programa de empréstimos de curto prazo do Fed para bancos centrais estrangeiros. Esse mecanismo de recompra deve durar cerca de seis meses e ajudar a suavizar o desempenho dos mercados financeiros. Essa nova instalação é outra da lista de itens que suportam um dólar mais fraco, mas isso provavelmente não acontecerá até que os mercados sintam que o pior já passou com a pandemia de coronavírus. O voo para segurança deve manter o lance em dólar nas próximas semanas.
Petróleo
Cortes coordenados na produção de petróleo acontecerão, mas provavelmente não tão rápido quanto o Texas precisa. Os sauditas estão finalmente recuperando sua participação no mercado e ainda não querem fazer uma inversão de U em grande escala. Chegará um momento em que os sauditas entrarão pra jogo, mas, por enquanto, os traders de energia terão que se contentar com especulações de que algo sairá das negociações entre os EUA e os russos.
O petróleo está potencialmente próximo ao fundo e começará a mostrar mais sinais de vida se as preocupações com excesso de oferta diminuírem um pouco. Até que os mercados possam começar a entender o quão ruim será o choque de demanda, já que praticamente o mundo inteiro está paralisado, a maioria das recuperações do petróleo se desvanece.
Ouro
Os preços do ouro estão diminuindo à medida que a demanda do banco central parece estar vacilando. A Rússia, o maior comprador de ouro do mundo, decidiu interromper as compras, mostrando que está sentindo a dor dos baixos preços do petróleo. A Rússia provavelmente será um vendedor nos próximos meses e isso prejudicará a perspectiva geral de alta para os preços do ouro. Nos últimos cinco anos, a Rússia adquiriu mais de US$ 40 bilhões em participações em ouro.
O ouro ainda deve ter um bom desempenho nos próximos dois meses, já que os bancos centrais continuam dando todos os estímulos possíveis para aliviar o impacto da pandemia de coronavírus na economia global.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>