Tecnologia é forte aliada para análise de crédito das empresas
Plataforma de big data, Klooks, é opção para empresas que pretendem melhorar análise de crédito; veja dicas
No Brasil, as empresas com contas em atraso ultrapassaram a 6,1 milhões em dezembro de 2019, encerrando o ano com um recorde na série histórica. O aumento foi de 9,5% com relação ao mesmo período do ano anterior, com cada empresa tendo, em média, 9 dívidas. Para 2020 - em meio a pandemia causada pelo coronavírus - especialistas explicam que essa inadimplência deve crescer e muitas optarão por crédito para tentar manter seus negócios.
A Klooks – plataforma de big data especializada em inteligência financeira corporativa -, por exemplo, é uma tecnologia que tem ajudado e pode melhorar o desempenho nessa análise, uma vez que a startup é especializada em encontrar demonstrativos financeiros de empresas de capital fechado disponíveis em fontes públicas, otimizando processos e diminuindo erros. Essas informações são indispensáveis para análise de crédito que, na maioria das vezes, precisa ser solicitada ao cliente.“O retorno do cliente nem sempre é rápido e, quando chega, as equipes de análise ainda têm que tabular as informações. Além do trabalho manual ser mais demorado, está sujeito a erros e inconsistências”, explica Alexandre Abu-Jamra, CEO e fundador da Klooks.
Mesmo com o uso da tecnologia é preciso ter estratégias para uma análise de crédito eficaz. Conheça 3 dicas que podem ajudar nisso:
1 - Conheça o seu cliente
Ter o nome limpo não significa que o cliente é bom pagador. É preciso que comprove se terá realmente condições financeiras para pagar o que está solicitando. Analisar bancos de dados públicos, scoring de crédito e registros financeiros é uma alternativa para saber quem está abrindo uma linha de crédito na empresa.
2- Tenha uma política de crédito
Concessão de crédito impacta na entrada de recursos da empresa, por isso é fundamental criar uma política de crédito adequada para sua empresa e seu cliente. Não é viável conceder grandes linhas de crédito se for uma micro ou pequena empresa.
3 - Monitore e Controle as regras
Dificilmente o empresário criará uma política de crédito eficaz na sua primeira tentativa, isso leva tempo e inúmeras tentativas até chegar o resultado esperado. Por isso, é preciso testar essa política para reduzir o nível de inadimplência de seus clientes.
Sobre a Klooks
A Klooks nasceu em 2012 com a proposta de mapear demonstrativos financeiros de empresas de capital fechado públicos na internet. Desde então, a startup já conquistou importantes clientes, como a empresa Standard & Poor’s, Moody's Analytics, Lexis Nexis, entre outros. Também receberam investimento da Porto Seguro e da Plug and Play Tech Center (fundo do Vale do Silício) e entre seus principais produtos estão: demonstrativos financeiros de capital fechado, análises automáticas de benchmarks e pares de mercado, faturamento presumido de alta acurácia, geração de leads qualificados para prospecção PJ e estudos de inteligência de mercado (análise da concorrência, market share entre outros).
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