Tecnologia é forte aliada para análise de crédito das empresas
Plataforma de big data, Klooks, é opção para empresas que pretendem melhorar análise de crédito
A fim de facilitar o pagamento na hora da compra, empresas estão abrindo linhas de crédito para seus clientes, mas nem sempre essa abertura dá certo. Com a crise na economia e alta no índice de desempregados, é cada vez mais difícil saber se o comprador irá quitar ou não sua dívida. No Brasil, o número de empresas inadimplentes cresceu cerca de 4,14% no ano de 2019, segundo o SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), por isso é fundamental melhorar a análise de crédito para não correr riscos.
A Klooks – plataforma de big data especializada em inteligência financeira corporativa - pode melhorar o desempenho nessa análise, uma vez que a startup é especializada em encontrar demonstrativos financeiros de empresas de capital fechado disponíveis em fontes públicas, otimizando processos e diminuindo erros. Essas informações são indispensáveis para análise de crédito que, na maioria das vezes, precisa ser solicitada ao cliente.“O retorno do cliente nem sempre é rápido e, quando chega, as equipes de análise ainda têm que tabular as informações. Além do trabalho manual ser mais demorado, está sujeito a erros e inconsistências”, explica Alexandre Abu-Jamra, CEO e fundador da Klooks.
Mesmo com o uso da tecnologia é preciso ter estratégias para uma análise de crédito eficaz. Conheça 3 dicas que podem ajudar nisso:
1 - Conheça o seu cliente
Ter o nome limpo não significa que o cliente é bom pagador. É preciso que comprove se terá realmente condições financeiras para pagar o que está solicitando. Analisar bancos de dados públicos, scoring de crédito e registros financeiros é uma alternativa para saber quem está abrindo uma linha de crédito na empresa.
2- Tenha uma política de crédito
Concessão de crédito impacta na entrada de recursos da empresa, por isso é fundamental criar uma política de crédito adequada para sua empresa e seu cliente. Não é viável conceder grandes linhas de crédito se for uma micro ou pequena empresa.
3 - Monitore e Controle as regras
Dificilmente o empresário criará uma política de crédito eficaz na sua primeira tentativa, isso leva tempo e inúmeras tentativas até chegar o resultado esperado. Por isso, é preciso testar essa política para reduzir o nível de inadimplência de seus clientes.
Sobre a Klooks
A Klooks nasceu em 2012 com a proposta de mapear demonstrativos financeiros de empresas de capital fechado públicos na internet. Desde então, a startup já conquistou importantes clientes, como a empresa Standard & Poor’s, Moody's Analytics, Lexis Nexis, entre outros. Também receberam investimento da Porto Seguro e da Plug and Play Tech Center (fundo do Vale do Silício) e entre seus principais produtos estão: demonstrativos financeiros de capital fechado, análises automáticas de benchmarks e pares de mercado, faturamento presumido de alta acurácia, geração de leads qualificados para prospecção PJ e estudos de inteligência de mercado (análise da concorrência, market share entre outros).
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