Após IPO, XP Inc. se prepara para lançar pacote completo de serviços financeiros para clientes
No ano em que concluiu sua oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês), a XP Inc. seguiu democratizando o acesso dos brasileiros a investimentos de qualidade. O número de clientes ativos passou de 892 mil, em 2018, para 1,702 milhão no final de 2019, uma alta de 91%.
Embora os resultados sejam significativos, eles ainda têm um grande potencial de crescimento num cenário no qual aproximadamente 90% dos ativos dos brasileiros ainda estão investidos em grandes bancos, com altas taxas, produtos de menor qualidade e serviços ineficientes. "É por isso que estamos mais confiantes do que nunca que este é apenas o começo da nossa jornada, com um mercado ainda massivo e concentrado no Brasil, oferecendo oportunidades significativas no futuro", diz Guilherme Benchimol, CEO da XP Inc.
Na medida em que as taxas de juros do país estão cada vez menores, o tema investimentos vem ganhando relevância na vida dos brasileiros. Essa tendência representa uma excelente oportunidade para a XP Inc., pois os investimentos e a educação financeira estão no DNA da empresa. A Companhia oferece uma grande diversidade de produtos de investimento acessíveis no mercado brasileiro e internacional a todos os tipos de investidores (incluindo clientes corporativos), por meio das três marcas: XP Investimentos, Rico e Clear.
Pacote completo de serviços financeiros
Nesse sentido, para atender as necessidades dos clientes, um dos principais desafios de curto prazo da companhia é proporcionar um pacote completo de serviços financeiros, incluindo contas digitais, cartões de crédito e débito, câmbio, empréstimos garantidos, entre outros produtos e serviços. O objetivo é que, ao longo dos próximos trimestres, os clientes tenham a oportunidade de consolidar totalmente seus investimentos na XP Inc., para que possam cortar ainda mais seus vínculos com os bancos comerciais.
Em março, a XP assinou uma parceria com a Visa para a emissão de cartões de débito e crédito, que serão lançados pela empresa em 2020. A iniciativa marca a entrada da companhia no segmento de pagamentos digitais no Brasil. Desde o ano passado, a XP Inc. estabeleceu uma equipe focada no design do produto, que agora trabalha em estreita colaboração com a Visa para oferecer uma oferta diferenciada aos clientes por meio do "XP Visa Infinite Card".
"A nossa cultura (Sonho Grande, Mente Aberta e Espírito Empreendedor), nosso modelo de partnership e alinhamento de longo prazo são os diferenciais que nos manterão à frente dos nossos concorrentes e serão essenciais para superarmos toda e qualquer adversidade. O nosso compromisso com os brasileiros é de longíssimo prazo. Estamos apenas no início de um movimento que já traz uma série de benefícios para todos os investidores do país. Temos orgulho em seguirmos firmes transformando o mercado financeiro para melhorar a vida das pessoas", afirma Benchimol.
Resultados Financeiros
Em 2019, a XP Inc. registrou uma receita bruta de R$ 5,5 bilhões, um crescimento de 73%, sendo que no trimestre a receita bruta foi de R$ 1,7 bilhão (+91%). Já a linha de lucro líquido ajustado apresentou um recorde de R$ 1,1 bilhão em 2019, alta de 119% na comparação com o ano anterior. No 4° trimestre, essa linha foi de R$ 417 milhões, incremento de 262% frente ao mesmo período de 2018. No ano passado, a margem líquida ajustada ficou em 20,9% contra 16,6% no ano anterior.
Com mais de R$ 7 bilhões no caixa próprio, a companhia está bem capitalizada para enfrentar o atual cenário de turbulência e aproveitar oportunidades nos diferentes mercados de atuação.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>