OANDA - Sem estímulo suficiente, o Texas pode se juntar à OPEP +? Fundo de ouro mantém-se com dólar devolvendo alguns ganhos
*Por Edward Moya, analista de mercado da OANDA em Nova York
Em outra semana volátil de negociação, os bancos centrais intensificaram globalmente os esforços de estímulo, enquanto os governos avançam cada vez mais para fornecer apoio econômico. A pandemia do coronavírus está produzindo um impacto econômico muito pior do que se imaginava. O distanciamento social pode não ter sido agressivo o suficiente para algumas das principais cidades e nas próximas semanas poderá ser alcançada a capacidade de assistência médica.
As ações dos EUA estão começando a encontrar algum apoio, mas isso pode muito bem mudar se Washington desapontar em fornecer apoio econômico. O comentário do secretário Mnuchin de que a conta do coronavírus é muito escassa retirou parte do ar da recuperação de hoje.
O mercado de trabalho está prestes a ver aumentos acentuados no desemprego nas empresas de restaurantes, varejo, hotel e viagens. Com os EUA e a Europa preparados para recessões, mais dificuldades econômicas podem fazer com que essa turbulência do mercado espelhe a crise financeira global, o que significa que as ações globais ainda poderão ver outros 10-20% de fraqueza.
Petróleo
Tempos desesperadores requerem medidas desesperadoras. O petróleo intermediário do oeste do Texas (WTI) terminou a semana em uma nota terrível, pois as perspectivas da demanda bruta foram mais um golpe, à medida que medidas extremas são lançadas nos EUA, ceticismo sobre a eficácia do governo dos EUA para preencher o SPR e, se o Texas pudesse trazer de volta à vida o OPEP+.
O benchmark bruto dos EUA está com problemas, pois muitas soluções temporárias acabarão levando a uma morte lenta e dolorosa para grande parte da indústria de xisto dos EUA. O governo dos EUA provavelmente aumentará os preços e apoiará temporariamente muitos produtores de xisto, que provavelmente ainda irão cair, uma vez que os preços provavelmente permanecerão muito baixos no próximo ano. O governo Trump pode terminar inflando tanto os preços do petróleo WTI que os compradores podem acabar preferindo comprar o petróleo Brent. A indústria de xisto precisava se consolidar e, mesmo que o governo preencha seu SPR por uma década, há apenas um espaço limitado para o petróleo de xisto.
A reunião do secretário da OPEP Barkindo com o chefe da Comissão Ferroviária do Texas significa que os mercados de energia podem ver o Texas pela primeira vez desde a década de 1970. Para o renascimento da OPEP +, muito teria que dar certo, visto que Rússia, Arábia Saudita e Texas concordam em fornecer pelo menos um corte de 10% em relação aos níveis pré-pandêmicos. Os traders de energia estão céticos quanto à Rússia e possivelmente aos sauditas quererem ajudar os EUA. A Arábia Saudita tentou matar a indústria de xisto em 2014, quando deixou o petróleo cair de US$ 100 para U $ 30, dessa vez eles podem convidar o Texas para a reunião da OPEP em junho, mas não são os que têm a maior parte da produção.
Ouro
O ouro não pode abalar um dólar forte. O ouro terminou a semana em alta, com o dólar finalmente devolvendo alguns de seus ganhos recentes. O comércio de voo para segurança do ouro pode estar pronto para a decolagem, já que o momento do dólar está ficando sem força após os contínuos esforços do Fed na estabilização dos mercados de financiamento. O ouro se beneficiará de uma ira de estímulo global e deve voltar lentamente aos altos do início do mês.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>