Pedido de calamidade pública e o impacto do coronavírus no PIB de 2020
Por Ernani Reis, analista da Capital Research
O Palácio do Planalto enviou ao Congresso Nacional na tarde desta quarta-feira (18) o pedido de reconhecimento de Estado de Calamidade Pública em meio ao crescente número de casos de coronavírus no País. A medida, que depende de maioria simples na Câmara dos Deputados e no Senado, permitirá ao governo aumentar os gastos com as ações frente à epidemia e demandas econômicas, sem descumprir o teto constitucional de gastos e a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
O pedido não chega a ser uma surpresa, mas mostra a atuação do governo em busca de medidas jurídicas e políticas que possam ajudar a conter a crise sem condenar o seu plano de governo, que cada vez mais vem sofrendo críticas. No entanto, é preciso colocar na conta que o aumento dos gastos do governo acontecerá quando a arrecadação será diretamente afetada pela desaceleração do mercado e pela queda dos royalties do petróleo.
Nesse cenário, a tão desejada recuperação econômica se tornará ainda mais lenta e o impacto da pandemia e de seu amargo remédio na economia apaga quase que completamente as chances de crescimento neste ano. Tanto que o governo deve anunciar a qualquer momento uma nova revisão do crescimento do PIB de 2020, dos atuais 2% para 0,5%.
É um caminho que não terá volta, mas no momento se mostra uma solução, se usada devidamente. A mudança de postura do governo demorou, mas parece finalmente ter chegado. O preço a se pagar é alto, mas é hora de agir, colocar a mão do bolso e financiar o que for preciso na esperança de uma recuperação rápida até o fim de 2021.
Sobre a Capital Research
A casa de análises Capital Research pertence ao grupo Red Ventures, que conta com um portfólio de empresas digitais nas indústrias de educação, saúde, home service e serviços financeiros. A startup tem como missão entregar conteúdo relevante aos seus usuários, como é o caso da Carteira Capital, que faz recomendações para investidores de perfil conservador, moderado e agressivo. Por meio de uma plataforma intuitiva e simples, o usuário pode contar com conteúdo de qualidade como newsletters, relatórios, cursos online e as próprias carteiras específicas de produtos de investimentos como a "Carteira de Ações", a "Carteira de Renda Fixa" e a "Carteira de Fundos Imobiliários".
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>