É Hora de Investir! Áreas Promissoras no Setor De Beleza Para Quem Sonha Com o Próprio Negócio
De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o setor de beleza cresceu 8,2% por ano durante a última década, apresentando um faturamento anual médio de R$100 bilhões. A ascensão do segmento é um cenário positivo para quem deseja trocar a carteira assinada por um negócio próprio. E para quem não sabe em qual ramo investir, Eduardo Costa, gerente de marketing do Instituto Embelleze, maior rede de franquias da América Latina voltada para a formação profissional em beleza, aponta as três áreas mais promissoras do setor
:: ESPECIALISTA EM CACHOS
Segundo uma pesquisa realizada pelo Google BrandLab, em 2017, pela primeira vez no Brasil houve maior número de buscas no Google por cabelos cacheados em comparação aos lisos. Nos últimos anos, pesquisas com o termo “cabelo cacheado” cresceram 232%. De 2015 a julho de 2017, as buscas por “transição capilar”, período em que se abandona qualquer processo químico e estimula o crescimento natural do cabelo, subiram 55%. O reflexo da onda dos cabelos sem química abre no setor de beleza uma lacuna de mercado que busca profissionais capacitados para atender as necessidades específicas do público cacheado e crespo.
“É cada vez maior o número de mulheres que buscam por um profissional especializado em cachos. Hoje, são inúmeros os salões de beleza que trabalham tendo como base os procedimentos padrões dos cabelos lisos e não conseguem atender este público. Ainda são escassos os profissionais e estabelecimentos que conseguem lidar com essa demanda, respeitando os cuidados necessários e técnicas específicas para o tipo capilar. É neste momento que surge a oportunidade de negócio”, comenta o gerente de marketing do Instituto Embelleze. De acordo com Eduardo, um profissional formado, especializado no cabelo cacheado, consegue uma renda mensal de aproximadamente R$6 mil.
:: MAQUIAGEM PROFISSIONAL
Através da influência direta dos inúmeros tutoriais nas redes sociais, lançamentos de produtos revolucionários e maquiagens cada vez mais elaboradas, o setor sofreu um “boom” no último ano e promete render ótimos frutos para quem apostar nele em 2020. “A internet tem sido uma vitrine de maquiagem perfeitas, o que aumenta a demanda na busca por profissionais que consigam reproduzir esses resultados. Com isso, surgem várias oportunidades de negócio para quem deseja apostar em uma nova carreira.”, conta Eduardo.
Segundo um estudo realizado pelo Sebrae, além da possibilidade de emprego nos salões de beleza, os profissionais da área também podem aderir ao serviço de maquiador delivery, onde o atendimento vai até a residência ou local de escolha do consumidor. Com maior valor agregado e custos de operação menores, o profissional consegue oferecer exclusividade, comodidade e possibilidade de ter um pontapé inicial para negócios maiores. “Um maquiador reconhecido no mercado, chega a cobrar, em média, R$ 3 mil por uma única maquiagem. Obviamente esse é um patamar a ser conquistado e que pode levar um tempo. De qualquer forma, a profissão é muito lucrativa. Um aluno recém-formado, por exemplo, chega a cobrar até R$250,00 pelo serviço oferecido”, conta Eduardo.
:: ALONGAMENTO DE UNHAS
Atualmente, o alongamento de unhas é a grande tendência entre as técnicas oferecidas pelas profissionais do mercado. Indo além das esmaltação comum, o alongamento se baseia em aumentar artificialmente o comprimento e preservá-lo por mais tempo. “O investimento em um curso de manicure é baixo, mas a lucratividade com a profissão é alta, especialmente para quem se especializa no alongamento de unhas. Na prática, o profissional pode dobrar a renda mensal apostando nas novas técnicas. Cada alongamento chega a custar em média R$180,00 e os profissionais dos serviços conseguem tirar até R$ 3 mil por mês”, pontua a profissional.
Sobre o Instituto Embelleze
Fundado em 1998, o Instituto Embelleze é a maior rede de franquias da América Latina voltada para a formação profissional em beleza. Aderiu ao franchising em 2003, após parceria firmada com a SMZTO Holding de Franquias. Pioneira no setor, a rede acredita que é possível transformar vidas por meio da educação e capacitação de profissionais na arte de embelezar. Presente em todo o território nacional, a marca possui aproximadamente 350 unidades no Brasil e inicia o processo de expansão internacional com duas unidades inauguradas no Equador, além de uma nos Estados Unidos com previsão de inauguração até o fim de 2019. Em 15 anos, já são mais de 2 milhões de profissionais formados como cabeleireiro, barbeiro, maquiador, depilador, manicure e pedicure, designer de sobrancelhas, entre outras especializações. Em 2018, a rede recebeu o seu décimo Selo consecutivo de Excelência em Franchising, concedido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).
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