Brasileiros mudam perfil de investimento nos Estados Unidos
Fintechs, aplicativos e até aluguel de motorhomes estão no radar do novo investidor brasileiro nos Estados Unidos. Este mês, grupo de 20 brasileiros investirá o total US$ 227 mil dólares em empresa americana de locação de motorhomes nos EUA. Especialista acredita que busca por diferenciação de investimentos se deve ao momento promissor da economia americana e à criatividade do brasileiro.
Até bem pouco tempo o setor de alimentação, bares, restaurantes e produtos ‘made in Brasil’ formavam o bloco quase exclusivo de interesse de brasileiros que buscam investir no exterior. Mas este cenário está mudando. De acordo com o especialista em gestão de negócios internacionais, André Duek, o perfil mais criativo e empreendedor dos Brasileiros que buscam investir nos EUA está aumentando investimentos em áreas, produtos e soluções antes não pensadas para se investir.
Estudo recente divulgado pelo Itamaraty mostrou que existem quase 10 mil micros e pequenas empresas de origem brasileira nos Estados Unidos. Para André Duek, grande parte destes novos negócios já atende à uma nova lógica de investimento e empreendedorismo aplicada por brasileiros na terra do tio Sam.
“Percebemos mais brasileiros ávidos por investir em plataformas de tecnologia, aplicativos, fintechs e até mesmo iniciativas inusitadas como empresas de aluguel de motorhomes. A regra agora é ousar e apostar em seguimentos que proporcionem uma maior rentabilidade nos curto e médio prazos, além da consonância com o jeito americano de viver e consumir”, explica o especialista em gestão de negócios internacionais que atua nos EUA há quase 10 anos.
Casas Móveis
Um grupo de 20 brasileiros fará, este mês, o investimento de US$ 227 mil dólares em uma empresa que aluga motorhomes nos Estados Unidos. Pesquisa da associação de veículos RV’s -- ou motorhomes nos EUA mostrou que impacto geral do setor na economia americana, foi de US$ 114bi gerando 600 mil empregos diretos ano passado. Somente na Flórida o impacto econômico foi de 3.7 bi com geração de mais de 25 mil empregos.
O objetivo dos investidores brasileiros é triplicar o valor da companhia até 2022, meta que não deve ser dificilmente alcançada se consideramos o quão promissor este mercado se mostra nos Estados Unidos. Estudo recente realizado pelo CBRE Hotels Advisory Group comparou o custo de oito dos tipos de hospedagem de férias mais populares usando uma família hipotética de quatro pesoas, composta por dois adultos e duas crianças. O estudo determinou que as férias em motorhome são de longe as mais econômicas -- em média 27% a 62% menos caras por dia em comparação com outras opções de hospedagem de férias analisadas.
“A internet facilitou muito a vida dos brasileiros. Mudou radicalmente o setor de turismo e, sem dúvida, buscar investimentos neste setor, desde que contando com todo o respaldo e planejamento especializado, pode significar um retorno expressivo do capital investido. Acabou a era de brasileiros que apostavam somente em restaurantes e venda de produtos como coxinha e pão de queijo. Um planejamento bem elaborado pode oferecer opções de investimento tão inusitadas quanto o perfil do empreendedor mais audacioso”, afirma André Duek.
Desde a produção das primeiras unidades das ‘casas ônibus’ nos EUA em 1967, os motorhomes nunca foram tão populares entre os brasileiros. A empresa brasileira que atua no mercado americano e que receberá o investimento, detectou um aumento de 40% na procura por aluguéis de sua frota de veículos somente nos últimos três meses deste ano. Uma conduta que pode estar sendo motivada pela alta do dólar no Brasil.
Na Bolsa e no Bolso
Dados do Mapa Bilateral de investimentos Brasil X EUA, divulgados pela Apex, mostrou que o estoque de investimentos oriundos do Brasil pulou de US$ 9 bilhões para mais de R$ 42 bilhões em 10 anos e empresas nacionais que se arriscaram na bolsa dos EUA levantaram acima de US$ 5 bilhões desde 2017. A criatividade brasileira nunca foi tão bem-vinda no mercado americano. Brasileiros que apostam em tecnologia, inovação e empreendimentos ‘fora do comum’ estão em alta nos Estados Unidos.
Outras empresas tupiniquins testaram seu sucesso na concorrida Bolsa de Valores americana. Desde 2018, dez companhias nacionais, a maioria ligada ao ramo tecnológico, como as redes de pagamentos PagSeguro e Stone e a empresa de sistemas de educação Arco, abriram seu capital nos EUA. Esses movimentos fizeram com que, nos últimos 3 anos, as companhias nacionais levantassem o valor histórico de US$ 5,3 bilhões em solo americano, conforme dados do Citi Brasil.
Com um mercado de negócios instável no Brasil, muitos empresários têm buscado se tornar o próximo exemplo de sucesso nos EUA, que vive sua menor taxa de desocupação em 50 anos -- 3,5% -- e apresenta uma economia aquecida e disposta a receber imigrantes qualificados com boas ideias.
“O momento é extremamente oportuno para quem pretende proteger seu patrimônio em uma economia fortalecida como a americana. O mercado está aberto para investidores estrangeiros e o brasileiro que tiver coragem, deve aproveitar para dar esse passo de investimento internacional agora”, avalia André Duek.
*André Duek atua há 33 anos no mercado nacional e internacional, é empresário com experiência na gestão de grandes empresas no Brasil como as marcas de moda Forum e Triton. Nos EUA há 7 anos, consolidou, entre vários negócios de sucesso, como a Duek Realty que é uma boutique imobiliária especializada em atender estrangeiros e a primeira empresa de locação de motorhomes gerida por brasileiros no país, a Duek Motorhomes. Fora do escopo empresarial, é comentarista de automobilismo na TV, rádio e na maior plataforma de streaming digital de esportes do mundo.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>