Embrapa Cerrados mostra pesquisas e animais na Goiás Genética 2022
Com estande, palestras e animais de genética provada, a Embrapa Cerrados (DF) marca presença na edição especial de 10 anos da Goiás Genética – Feira de Negócios da Indústria da Genética Bovina & 19ª Nacional da Raça Sindi, realizada no Parque de Exposições Agropecuárias de Goiânia (GO) de hoje (29) a 4 de setembro pela Associação Goiana de Criadores de Zebu (AGCZ).
No pavilhão 15, a Unidade está apresentando, em parceria com a Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP), o touro de repasse Nelore BRGN 1866, animal de reserva do centro de pesquisa, além de três fêmeas Nelore BRGN doadoras de embriões.
Segundo o pesquisador Cláudio Magnabosco, o reprodutor se destaca pelo tamanho da carcaça e pelo ganho de peso. Além disso, o animal foi classificado em terceiro lugar geral na Avaliação de Eficiência Alimentar de Touros Superiores da Raça Nelore oriundos do Teste de Desempenho de Touros Jovens TDTJ (2020/2021), realizada em 2021, destacando-se quanto ao Consumo Alimentar Residual (diferença entre o consumo de matéria seca estimado e o observado, no qual valores negativos são desejados) e ao Ganho Residual (diferença entre o ganho médio de peso diário observado e o ganho estimado em função do consumo, peso e acabamento, em que valores positivos são desejados).
Já no estande da Embrapa Cerrados, são disponibilizadas informações sobre o Teste de Eficiência Alimentar e o Teste de Desempenho de Touros Jovens, avaliações realizadas no Centro de Desempenho Animal (CDA), mantido pela Unidade na Embrapa Arroz e Feijão em Santo Antônio de Goiás (GO), próximo à capital goiana. O visitante também poderá conhecer a marca BRGN (sigla de Brasil Genética Nelore), desenvolvida pela Unidade desde o ano 2000 com o objetivo de oferecer ao mercado animais mochos com a rusticidade necessária às condições do Bioma Cerrado, além de características econômicas que garantem mais produtividade e rentabilidade aos pecuaristas, visando à eficiência de produção e à redução do ciclo de produção.
A programação de palestras da Goiás Genética 2022 conta com apresentações de três pesquisadores da Embrapa Cerrados. Nesta terça-feira (30), às 15h50, Marcelo Ayres fala sobre “Novas forrageiras e seus impactos” e, logo em seguida, às 16h40, o “Uso estratégico de silagens em sistemas produtivos” será o tema abordado por Eduardo Eifert. Na quarta-feira (1), às 9h10, Cláudio Magnabosco faz a palestra “Centro de Desempenho Animal: fenômica de qualidade”.
Para Magnabosco, a participação na Goiás Genética, considerada um dos principais encontros do melhoramento genético brasileiro, é estratégica. “Estamos no evento desde a primeira edição, sempre mostrando o que temos de melhor em tecnologia em produção animal com foco em melhoramento genético, e por várias vezes levamos animais destaque. É uma oportunidade ímpar de expor as tecnologias que a Embrapa Cerrados está desenvolvendo no contexto da pecuária 4.0”, comenta.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>